Subscribe Now

Trending News

Monitoramento remoto: entenda como funciona e principais vantagens
Produtos

Monitoramento remoto: entenda como funciona e principais vantagens

Entender como funciona o monitoramento remoto e quais são as suas principais vantagens certamente pode trazer maior conforto e tranquilidade quando o assunto é a segurança da sua empresa ou mesmo da sua residência.

Cada vez mais no Brasil, os sistemas de segurança têm sido a opção de quem busca proteger seu patrimônio por meio de dispositivos tecnológicos que facilitam o acesso às câmeras e aos demais recursos.

Se você vem buscando formas de realizar isso entendendo melhor o que é o monitoramento remoto, continue lendo para aprender com as informações a seguir.

O que é monitoramento remoto?

Monitoramento remoto é a capacidade de acompanhar o Circuito Fechado de Televisão (CFTV) que compõe o seu sistema de segurança de qualquer lugar e a qualquer hora que você quiser por meio de um aplicativo de celular.

Esse acompanhamento pode ser feito em aparelhos que utilizam o sistema Android, iOS ou Windows Phone. Por meio de mensagens de texto, envios de vídeos e outras opções relevantes, como abertura e trancamento de portas e ativação de alarme de forma remota, você consegue ter amplo controle sobre o que acontece na sua empresa.

Pessoas que viajam muito ou que por um motivo ou outro precisam se distanciar dos negócios por conta de compromissos profissionais, por exemplo, podem ter a tranquilidade de que está tudo bem por meio desse dispositivo que traz grande comodidade a quem o utiliza.

Quais são as principais vantagens do monitoramento remoto?

Um dos pontos mais relevantes do monitoramento remoto é justamente a autonomia e liberdade possibilitada pelo seu uso. 

Por não demandar a presença física de um vigilante acompanhando as imagens ou mesmo do proprietário do negócio a fim de verificar o que está acontecendo, oferece um enorme diferencial para quem cuida do empreendimento de forma prática e segura.

Digamos que você tire férias e viaje com a família para a praia, mas quer estar seguro de que as coisas estão bem nos negócios. Você pode abrir o aplicativo no celular e verificar ao vivo como anda a proteção da sua propriedade.

Além do mais, esse sistema oferece a vantagem de avisar no seu celular caso aconteça algum movimento estranho que demande a sua atenção. Por meio do envio de mensagens e vídeos, você pode verificar o que se passa e tomar as medidas necessárias para evitar quaisquer perdas.

Existe, ainda, a possibilidade de fornecer senhas temporárias a prestadores de serviços que, após o término do prazo dos seus trabalhos, têm a permissão de entrada expirada, fazendo com que não tenham mais acesso ao seu comércio.

São muitas as alternativas que o monitoramento remoto oferece, e é importante conhecê-lo a fundo a fim de aproveitar todas essas possibilidades.

Como utilizar o monitoramento remoto?

Bom, tem um segredo que não contamos até agora e que vai além do simples uso de aplicativos de celular para realizar o monitoramento remoto: a possibilidade de utilizar o monitoramento web, via notebooks e demais sistemas computacionais.

O uso desse dispositivo se divide em três formas principais, que são o Aplicativo Giga Security, o Serviço DDNS e controle por Nuvem. Abaixo vamos destrinchar um pouco melhor cada um deles, confira!

Aplicativo Giga Security

Por meio do App Giga Monitor, você pode monitorar até 32 câmeras de seguranças que compõem o seu CFTV diretamente na tela do seu celular. Tudo isso em tempo real e com uma interface bastante intuitiva e fácil de usar, não exigindo qualquer treinamento especializado para isso.O App Giga Monitor é gratuito e disponível para dispositivos iOS e Android.

Entre as principais vantagens do Aplicativo Giga Security, podemos citar:

  • Visualização e gravação das imagens em tempo real;
  • captura de foto e de vídeo pelo recurso SNAP;
  • acesso via rede 3G, 4G e Wi-Fi;
  • recepção e envio de áudio;
  • visualiza até 16 câmeras de locais diferentes;
  • busca automática dos dispositivos da rede;

Essas são apenas algumas das várias possibilidades que compõem o App. Prossiga com a leitura a fim de entender os demais formatos de monitoramento remoto.

Serviço DDNS

Se a sua empresa demanda um grande volume de acessos instantâneos e um controle mais rígido dos seus processos e patrimônio, então o modelo de acesso por DDNS é a opção certa para o seu negócio.

Por meio de um servidor próprio de DNS da Giga Security você registra um domínio no serviço e poderá acessar as imagens geradas pelos sistemas de segurança em qualquer dispositivo que ele estiver instalado, inclusive um notebook ou computador desktop, com alta performance de tráfego de imagem, segurança e confiabilidade de entrega dos pacotes de imagens 

As instalações de CFTV para grandes projetos ou empresas são mais complexos devido a uma série de requisitos de segurança, além do fato de poder ser personalizado para as necessidades da empresa, portanto, a contratação ou a consultoria de um profissional de informática especializado se torna necessária para usufruir de todos os recursos devidamente. Considere essa possibilidade se quiser um sistema de monitoramento ainda mais robusto e eficiente.

Serviço Nuvem

Se o seu foco é o monitoramento remoto da empresa, entre 4 a 8 câmeras , então o Serviço Nuvem pode ser a melhor alternativa devido à sua praticidade e simplicidade de uso.

Por meio do acesso em rede a um ambiente virtual seguro e restrito, você pode fazer a checagem das imagens e do que está acontecendo no seu negócio de maneira simples e rápida, sem a necessidade de abertura de portas ou configurações complexas.

Para quem busca soluções descomplicadas para estruturas menores, essa certamente é uma excelente opção.

Algum benefício extra na utilização do monitoramento remoto?

Sejamos sinceros: ninguém quer esperar algo acontecer para ter que checar depois qual foi o ocorrido, não é mesmo? Por esse exato motivo o grande diferencial do monitoramento remoto está justamente no acompanhamento ao vivo e de qualquer lugar do que se passa no seu empreendimento.

Além disso, pense que ele roda até por meio de celular, mesmo com uma internet mais básica do tipo 3G, ou seja, ainda que você se encontre em um local remoto e tenha um uso limitado de dados, é totalmente possível realizar essa checagem.

Aproveite bem cada informação dada neste post e as utilize também para dar um passo à frente e optar pelo sistema de segurança que melhor atenda às suas necessidades. Afinal, opções não faltam, certo?

Se você gostou de saber como é o monitoramento remoto e quais são as vantagens que ele traz para o seu negócio, aproveite para assinar a nossa newsletter e continuar por dentro dos melhores conteúdos sobre segurança. Vamos lá!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *