Blog

Serviço de acesso remoto: entenda o que é e como funciona
Segurança

Serviço de acesso remoto: entenda o que é e como funciona

Já ouviu falar que, com segurança, não se brinca? Além de garantir o bem-estar da sua família, sempre é preciso manter todos os patrimônios protegidos, inclusive os dados confidenciais da sua empresa. 

Com as teias do crime sendo disseminadas por todos os lados da sociedade, as invasões de hackers são bem comuns, demandando um controle eficaz dos meios operacionais, de computadores a máquinas.

Com um serviço de acesso remoto, você pode controlar as informações do seu negócio por meio de dispositivos móveis, como smartphones, tablets e notebooks, desde que haja acesso à internet.

Isso traz resultados excelentes tanto na organização quanto na proteção dos dados confidenciais ou mesmo para acompanhar o andamento das operações do dia a dia corporativo sem necessidade da presença física.

Já conhece tudo sobre o acesso remoto? Então, venha conosco e aprenda sobre o assunto criando mais um meio para garantir a segurança na sua empresa ou residência!

Descubra o que é o serviço de acesso remoto

O serviço de acesso remoto é uma ferramenta que permite o controle de vários computadores ou máquinas por meio de uma rede de servidores acessada por um micro externo.

Com conexão alicerçada em criptografia de dados e suporte de segurança altamente confiável, é possível oferecer inúmeros benefícios às empresas, pois as soluções acontecerão em velocidade bem mais rápida, aumentando a produtividade e, ainda, reduzindo os custos operacionais.

De maneira geral, o acesso remoto permite que um colaborador entre no sistema da sua instituição mesmo estando em outra cidade, estado ou país. Assim, e-mails, dados empresariais, informações sigilosas, entre outros, poderão ser consultados em tempo real. 

Por meio da ferramenta, também é possível realizar a manutenção de máquinas e observar imagens fornecidas por câmeras de segurança; ou seja, trata-se de um controle essencial, que traz excelentes resultados para blindar o seu patrimônio contra a invasão de bandidos, sejam eles hackers ou ladrões físicos.

Entenda como funciona essa tecnologia

O acesso remoto funciona por meio de uma rede virtual que faz a conexão entre um aparelho eletrônico (computador, notebook, smartphone etc.) e um servidor (onde se encontra o sistema que disponibiliza serviços para uma rede informatizada). Ou seja, podemos dizer que o acesso remoto interliga estações de trabalho distintas.

Na informática, é bem comum a analogia de que tais ferramentas são como um túnel por onde passam os dados. Esse canal é completamente protegido de invasões, evitando, assim, que a informação não atinja o destino.

Ele geralmente é feito por uma VPN (Rede Privada Virtual), que é criada por meio de um software com protocolo IPseg ou de um protocolo SSL. Há preferência pelos softwares pelo fato de eles oferecerem mais rapidez e segurança.

Para que a conexão exista, as ferramentas pedem algum tipo de autenticação. Alguns softwares exigem o fornecimento do IP, a formação de senhas, além da instalação do programa na ferramenta que controla (host) e também na ferramenta que é controlada por ela (client).

Essa tecnologia permite que um computador acesse outro a partir de uma via protegida, evitando a interceptação e a perda dos dados. Isso pode acontecer mesmo se houver uma grande distância geográfica entre os equipamentos, afinal, é preciso apenas que haja uma rede e dispositivos habilitados para sustentar a comunicação.

Veja como o acesso remoto contribui com a segurança

Os dispositivos móveis são grandes aliados do serviço de acesso remoto. Com eles, você poderá não só acessar os dados, auxiliando nas tomadas de decisão, como também terá um ganho no controle da sua empresa: a observação das imagens em tempo real.

O sistema possibilita que você observe tudo o que está acontecendo dentro da rotina corporativa sem necessidade da sua presença física. Para isso, é necessário haver interligação com as câmeras de segurança, como em um estabelecimento comercial.

Além disso, o acesso remoto faz com que o seu empreendimento sempre esteja sendo controlado, ou seja, você pode ficar dias ausente, mas manter a fiscalização, inclusive trabalhando de outros lugares, interagindo e tomando decisões. Isso ocorre porque o acesso remoto permite interação com os demais colaboradores, trazendo ganhos na comunicação e na disseminação das informações.

Como exemplo, podemos citar um caso clássico que frequentemente acontece com colaboradores de várias empresas. Imagine um problema no notebook do seu funcionário horas antes de uma importante apresentação para clientes em outro estado.

Tendo um serviço de acesso remoto, os responsáveis pela TI poderão acessar o equipamento, encontrando uma solução em tempo hábil e evitando grande constrangimento ou até mesmo a perda do negócio. Trata-se de uma forma de reduzir os custos. Afinal, serviços urgentes em outras cidades podem contar com valores bem salgados, não é verdade?

Fora a redução nos custos, o acesso remoto contribui para o aumento da produtividade, porque as tarefas podem ser otimizadas trazendo mais qualidade. No entanto, no quesito segurança, as vantagens são ainda mais eficazes, como veremos a seguir.

Melhore a proteção do seu patrimônio

Além dos inúmeros benefícios às empresas, o serviço de acesso remoto é um excelente meio para melhorar a segurança residencial. Com ele, você sempre estará de olho na rotina da sua família ou na casa de praia, por exemplo.

A ferramenta necessita de um sistema de vigilância eletrônica, como o circuito fechado de TV (CFTV), e permite a visualização por meio dos dispositivos móveis. As câmeras deverão ser IP ou HD, com gravador de vídeo digital. Conexão com a internet e um aplicativo para acessar o sistema completam o conjunto.

Trata-se de mais um meio para inibir a ação de bandidos. O acesso remoto pode ser visualizado tanto por familiares quanto por profissionais da área de segurança patrimonial, aumentando consideravelmente as chances de prevenir um problema ou sendo útil na captura dos criminosos.

Afinal, o tempo para a chegada da polícia se reduzirá consideravelmente. Nas empresas, o acesso remoto contribui para manter o estoque sempre seguro e ainda auxilia na análise de como vem sendo o desempenho dos colaboradores, ou seja, melhora a produtividade e otimiza o tempo.

No quesito praticidade, podemos citar o acesso aos arquivos e a realização de reuniões sem necessidade da sua presença física na sede da empresa. Com isso, o recurso traz economia, mobilidade, agilidade e segurança tanto das informações quanto do patrimônio e dos produtos comercializados.

Entenda a diferença entre DDNS e nuvem

Para visualizar as imagens nos dispositivos móveis, você vai precisar de acesso à internet. Nesse momento, existem escolhas nas configurações. Uma delas é a P2P ou nuvem (cloud computing).

É a forma mais simples e pode ser fornecida pela empresa que instalou o seu CFTV. As únicas ressalvas são em relação à quantidade menor de câmeras acessadas ao mesmo tempo e à velocidade dos dados.

Já o sistema via DDNS (Dynamic Domain Name System) é um domínio em que você poderá acessar as imagens fornecidas pelas câmeras IP, inclusive com o endereço IP dinâmico e fixo.

Dessa maneira, é como entrar em um site, onde estarão as imagens do seu serviço de acesso remoto. O DDNS é mais rápido em comparação ao P2P, pois o DVR vai enviar as imagens diretamente, e não para um servidor antes de chegar aos seus aparelhos móveis, como acontece na nuvem. No entanto, a configuração é mais complexa e necessita de técnicos especializados.

Invista em um serviço de acesso remoto

Como você pôde perceber, o serviço de acesso remoto é muito eficaz em empresas e em residências, contribuindo para a segurança patrimonial e de dados, aumentando a produtividade, reduzindo os custos e otimizando o tempo.

Portanto, diante do crescimento da violência, a dica é você fazer uma pesquisa de mercado e escolher empresas idôneas para realizar o fornecimento do serviço, contribuindo imensamente para o ganho de competitividade e a proteção de tudo o que merece um cuidado especial.

Saiba como manter o cliente e a empresa seguros

Veja, a seguir, algumas dicas para manter o cliente e a empresa seguros!

Planeje sua política de segurança

É fundamental que a empresa tenha protocolos para assegurar a proteção dos dados no acesso remoto. Tal planejamento possibilita que ações mais positivas sejam feitas em momentos de emergência, reduzindo ou evitando prejuízos em caso de invasões.

Para que você consiga moldar uma ótima política de segurança, é indispensável ficar atento a diversos detalhes. É importante conhecer as classes de usuários e também o nível de acesso de cada uma. Deve-se conhecer, ainda, quais os aparelhos que fazem parte da rede, mantendo senhas, filtros e autenticação para o seu uso.

Faça treinamentos

O ideal é organizar treinamentos para que seu time possa compreender o funcionamento da rede, saber como utilizar os recursos e conhecer as regras que devem ser respeitadas. Nessas atividades, você também pode instruir a equipe sobre os procedimentos emergenciais, para que danos com os ataques de vírus e demais problemas sejam evitados ao máximo.

Aposte em senhas e criptografia

A criptografia e as senhas são necessárias para assegurar que somente os usuários habilitados tenham acesso a alguns conteúdos. Isso acaba reduzindo as invasões, além de evitar vários problemas.

Escolha a VPN certa

A internet, como todos sabem, é uma rede pública. Então, para que sua corporação possa transmitir dados de modo que eles sejam acessados apenas pelos destinatários, é necessário escolher um canal de comunicação adequado. A VPN serve exatamente para isso.

VPN (Virtual Private Networking, ou Rede Privada Virtual) refere-se a um canal que faz a conexão entre computadores para que eles compartilhem conteúdos. Ele criptografa as informações, transmitindo-as a partir de um tipo de túnel. Apenas quando as informações chegam ao destino é que elas são descriptografadas, podendo ser acessadas pelo usuário.

Enfim, o acesso remoto abriu inúmeras possibilidades para as empresas. Afinal de contas, com ele, a comunicação acontece com muito mais agilidade e praticidade. Mas é importante ressaltar que essa forma de compartilhar informações também pode expor o negócio a diversos riscos. Por isso, é preciso investir em políticas de proteção. A melhor solução é usar softwares para gestão dos negócios, pois, assim, você tem mais facilidade para fazer o acesso remoto, mantendo a segurança dos dados.

Ficou interessado em instalar um serviço de acesso remoto na sua empresa ou em casa? Então, entre em contato conosco e conheça os melhores planos e equipamentos!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *