Blog

Você sabe quais são os acessórios para CFTV mais importantes?
Produtos

Você sabe quais são os acessórios para CFTV mais importantes?

O circuito fechado de televisão é, atualmente, uma das opções mais modernas e robustas quando o assunto é segurança de alto nível. Seja para proteger a sua empresa ou a sua residência, é importante conhecer os componentes que vão contribuir para a vigilância. Neste artigo, vamos conhecer os acessórios para CFTV mais importantes.

Muitas pessoas pensam que a escolha se limita a bons modelos de câmera e uma conexão veloz à internet, mas os CFTVs funcionam ainda melhor com a adição de funcionalidades e soluções digitais modernas. Preparamos um conteúdo especial para você conhecer tudo o que precisa para montar o seu sistema. Confira!

Gerenciamento das câmeras

Primeiramente, é necessário determinar a estrutura de gerenciamento das câmeras. Vamos conhecer os modelos mais utilizados no mercado.

DVR Stand Alone

O DVR segue como um dos mais tradicionais equipamentos de gravação utilizados em circuitos fechados de vigilância. O Digital Video Recorder (gravador digital de vídeo) funciona por meio do registro digital das imagens capturadas em vídeo e armazenadas em um disco rígido.

O modelo mais recorrente de DVR é conhecido como Stand Alone. Esse equipamento foi especialmente construído para a completa supervisão e gravação de imagens em estruturas de CFTV.

NVR

O Network Video Recorder opera de modo semelhante ao DVR, mas constitui uma opção mais moderna de gerenciamento. O monitoramento e gestão das imagens é realizada por meio de IP, com transmissões diretas por meio da internet.

O padrão de imagens também é, de modo geral, superior ao DVR, oferecendo mais funcionalidades e resoluções mais nítidas, facilitando a captura de imagens em vídeo mais precisas.

HVR

Já o Hybrid Vídeo Recorder pode ser definido como um DVR híbrido, uma mescla entre os modelos Stand Alone e NVR. Esse sistema se destaca por permitir o uso de câmeras analógicas e, também, as máquinas do tipo IP — tudo na mesma estrutura de vigilância.

HD

O HD, também chamado de disco rígido, é a ferramenta que vai armazenar todas as imagens capturadas. É essencial a aquisição de um modelo bem mais robusto que as opções domésticas para garantir o arquivamento contínuo — existem opções que variam entre 500GB e 10TB de capacidade.

Os modelos mais robustos são mais indicados para kits avançados de vigilância, já que vão garantir a gravação por períodos prolongados. No entanto, é essencial verificar as informações tanto do disco rígido adquirido e a compatibilidade com o seu CFTV.

Câmeras de monitoramento

Como sabemos, não há sistema fechado de televisão sem a utilização de boas câmeras. Após a escolha das funcionalidades de gerenciamento, é uma boa ideia conhecer um pouco mais sobre os diferentes tipos de câmeras. Alguns dos modelos são:

  • pinhole: equipamentos de tamanho mais reduzido, mas sem perder a funcionalidade. A discrição é a principal característica, facilitando o ocultamento e identificação por parte de indivíduos mal-intencionados;
  • bullet: a principal característica é o sensor infravermelho. Ao contrário da pinhole, a bullet é mais indicada para ambientes externos;
  • dome: o modelo mais recorrente de mercado, ideal para quem deseja investir um pouco mais e adquirir um nível de excelência em vigilância. Apresentam um formato arredondado e possibilitam a integração de um número amplo de câmeras em paralelo;
  • box: são aqueles modelos protegidos por uma caixa.

Cabos e conectores

É fundamental prestar atenção à estrutura adequada de cabeamento, que pode ser coaxial ou UTP. Vamos conhecer um pouco mais sobre os dois tipos.

Coaxial

Os dois condutores nesse tipo de cabo compartilham um eixo central, sendo um fio constituído de cobre e outro blindado pelo mesmo material. Esse equipamento fornece imunidade e segurança para lidar com oscilações e turbulências no sistema elétrico.

Esse tipo de material garante um bom nível de isolamento contra interferências externas e, consequentemente, uma melhor transmissão de sinal. Os modelos com condutor de cobre puro são os melhores para potencializar a transição de dados.

UTP

Os cabos UTP, chamados também de cabos de par trançado, também são bastante utilizados em sistemas de CFTV. Uma das opções é a de 4 pares, que oferece alta performance na transmissão e no trabalho com imagens.

Os cabos para CFTV 4 pares são uma bela opção para conferir alta performance à transmissão de dados e garantir boas imagens. São constituídos por condutor sólido, material de revestimento PV e fornecem proteção contra chamas. Outro diferencial é o comprimento: chegam até a 305 metros de alcance.

Esses cabos apresentam uma ampla variedade de aplicações, sendo adaptáveis à interfonia, à informática e, principalmente, em projetos de rede para CFTV IP e versões analógicas que operem com HD, e Full HD. Além disso, são compatíveis com sistemas HDCVI, AHD, HDCVI.

Após toda a instalação do cabeamento, é preciso pensar nos conectores a serem escolhidos. Duas formas de conexão são as mais recorrentes: em uma delas, o cabo é ligado diretamente ao gravador; na outra, o material é conectado à câmera de segurança.

Os dois tipos de conectores mais utilizados nos sistemas de vigilância CFTVs englobam aqueles com um tipo de encaixe parafusado, chamados de borne, e os do tipo solda.

É importante notar que existem opções de conectores que são atrelados aos cabos de sinal, os cabos de vídeo, e aos modelos que são associados diretamente à alimentação do sistema. O agrupamento mais comum é a reunião de um conector BNC (vídeo) e um P4 (de energia).

Outros importantes acessórios para CFTV

O organizador PVT é outro componente essencial para um CFTV de alto nível. Esse equipamento alimenta câmeras analógicas ou aparelhos em HD, proporcionando uma filtragem diferenciada de sinal de vídeo. É um acabamento importante para garantir integração e vida útil de toda a estrutura de segurança.

Podemos mencionar também os microfones. Um acessório de alta performance oferece suporte para monitoramento de imagens em DVR, HVR e NVR, com um sistema profissional para redução de ruído nas capturas.

A captação de áudio aliada à captura de imagens por parte das câmeras de segurança resulta em um serviço mais detalhado para a resolução de situações críticas em ambientes de pequeno, médio e grande porte.

Por fim, baterias de qualidade vão potencializar o tempo de gravação e se adaptam a diferentes opções de vigilância, como alarmes e cercas elétricas. Escolher um bom modelo vai garantir a operação e proteção contínuas.

Percebeu como diferentes componentes foram um sistema eficiente de vigilância? Agora que você já conhece os acessórios para CFTV mais importantes, já pode montar o seu circuito com conhecimento de causa.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre como sistemas de segurança podem proteger adequadamente o seu negócio e a sua residência? Então, entre em contato conosco e conheça o nosso trabalho!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *