Subscribe Now

Trending News

Armazenamento de imagens: conheça 3 diferentes tipos
Tecnologia

Armazenamento de imagens: conheça 3 diferentes tipos

Você pesquisou e investiu em um sistema de segurança para o seu estabelecimento. Agora, chega o momento de pensar no armazenamento de imagens, afinal, existem algumas gravações que devem ser guardadas e outras que não são necessárias, podendo ser salvas apenas para arquivamento ou simplesmente serem descartadas.

Outro aspecto que precisa ser considerado é a necessidade de investir na proteção do seu sistema de monitoramento, afinal, de nada vai adiantar você adquirir câmeras de segurança que não possibilitam o backup automático. Assim, se acontecer alguma descarga elétrica, todas as imagens salvas serão perdidas. O raciocínio é o mesmo para o caso de o assaltante destruir ou roubar os seus equipamentos de gravação.

Dessa maneira, é essencial contar com um bom serviço de armazenamento de imagens. Vamos aprender mais sobre isso e conhecer quais são os principais? Continue a leitura!

Conheça 3 opções de armazenamento de imagens

1. Nuvem

Um conceito que está sendo muito utilizado nos dias atuais é o de armazenamento em nuvem. De uma forma bem simples, podemos definir nuvem como um “lugar online” em que é possível salvar arquivos e acessá-los a partir de uma conexão com a internet.

No caso do sistema de monitoramento, significa que você pode acessar as gravações realizadas no seu estabelecimento de maneira remota e totalmente segura.

Uma das suas vantagens é que, como o armazenamento das imagens não fica em um local fixo (na sua loja, por exemplo), pessoas com más intenções não conseguem danificá-las. Dessa forma, apenas as pessoas autorizadas podem acessá-las — de qualquer lugar, a qualquer momento.

Outro grande benefício é que os arquivos são atualizados em tempo real, porque são conectados com a internet e o backup é feito de forma constante. Assim, você não precisa se preocupar se o equipamento gravou ou não determinado período ou acontecimento.

Normalmente funciona da seguinte maneira: a empresa contratada oferece um painel com login e senha para que o dono do estabelecimento possa verificar as imagens em tempo real. Para cada usuário do sistema é criada uma senha de acesso, tornando mais fácil acompanhar quem acessa as gravações.

Esse conteúdo pode ser acessado de um computador, tablet ou smartphone, basta ter uma boa conexão com a internet. Confira outras vantagens de investir no armazenamento em nuvem:

  • acessibilidade e mobilidade;
  • redução de custos;
  • verificação de possíveis ocorrências;
  • segurança;
  • compartilhamento;
  • sincronização;
  • menos dispositivos e mais espaço;
  • proteção dos dados;
  • praticidade ao acesso.

Contudo, para que o serviço de nuvem funcione de forma correta para o armazenamento de imagens, é fundamental contar com um bom firewall, antimalwares e softwares para monitorar o estado de segurança dos seus equipamentos, certo?

2. Storage

O storage é um tipo de dispositivo para o armazenamento de imagens e dados, tais como: pendrive, cartões de memória, DVDs, HDDs, SSDs. Uma das vantagens dessa opção é a possibilidade do transporte das informações.

Contudo, ele é válido somente para pequenas gravações de imagens, que não necessitam salvar uma grande quantidade de dados e informações. O storage pode ser dividido em três tipos: Direct Attached Storage (DAS), Network Attached Storage (NAS) e Storage Area Network (SAN). Confira:

  • DAS: dispositivo externo que se conecta diretamente aos computadores ou gravadores de vídeo funcionando como uma extensão;
  • NAS: ligado diretamente na rede funcionando como um servidor de arquivos;
  • SAN: conectado diretamente ao servidor e funciona como um bloco de dados.

3. Servidores

Os servidores são computadores com uma excelente capacidade de armazenamento e de processamento. O seu principal objetivo é guardar todas as informações que a empresa necessita, e o equipamento é capaz de suportar dados de diversos formatos — documentos de texto, vídeos, planilhas e imagens.

Ele funciona por meio de um sistema operacional que deve ser instalado na máquina e pode ser acesso de modo interno por um mecanismo de login e senha e, até mesmo, de forma remota.

Esse recurso funciona muito bem, contudo, é importante ressaltar que, conforme o volume de dados vai aumentando, a organização precisa investir em recursos computacionais para aumentar o armazenamento e conseguir mais espaço (como é o caso do rack ou blade).

Os dados não são conectados com a internet, contudo, esse tipo de recurso demanda mais manutenção e é necessário contar com uma equipe especializada para providenciar a atualização constante ou resolver possíveis problemas.

Entenda a importância de contar com uma empresa especializada

De nada vai adiantar você instalar câmeras de segurança no seu estabelecimento se não contar com um bom suporte. Nesse sentido, uma empresa especializada é essencial para conhecer a realidade do seu negócio, indicar os melhores equipamentos e prestar a ajuda necessária.

Quando você investe em uma equipe qualificada, tem o apoio de profissionais especializados que conhecem as maiores tendências mercadológicas e apontam soluções concretas e inovadoras para o seu negócio.

Dessa maneira, é extremamente importante investir na parceria com empresas especializadas para contratar serviços e tecnologias de segurança. Dessa forma, você tem a certeza de que o armazenamento de imagens se dará por completo e não haverá dor de cabeça ao precisar rever uma gravação e ela não ter sido salva devido a uma queda no sistema ou por qualquer outro motivo — como no caso de os assaltantes levarem consigo os equipamentos de segurança.

O armazenamento de imagens é um assunto muito sério, porque de nada vai adiantar você investir nos melhores equipamentos de segurança se não dispor de um bom recurso para salvar e gerenciar essas gravações. Atualmente, existem diversas opções no mercado, e é preciso escolher a que melhor se adéqua à realidade do seu negócio. Além disso, também é essencial contar com uma empresa especializada que preste o suporte necessário para ajudar nesse processo.

Neste post, você conferiu alguns tipos de armazenamento de imagens, conhecendo um pouco sobre cada opção para ser capaz de escolher o melhor mecanismo para o seu estabelecimento.

Você tem interesse em saber mais sobre os sistemas de segurança? Precisa de ajuda para escolher o melhor tipo de armazenamento de imagens? Então, não deixe de entrar em contato conosco. Será um prazer trocar uma ideia com você!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *