Blog

Atualização profissional: como ficar sempre por dentro das novidades?
Produtos

Atualização profissional: como ficar sempre por dentro das novidades?

Nunca antes na história o mercado de trabalho esteve em constantes mudanças como atualmente. Com a Internet das Coisas (IoT), a mecanização dos processos e informações sempre revelando novas formas de inovar, a atualização profissional não é mais um diferencial, mas uma necessidade para sobreviver diante da acirrada concorrência.

Com o objetivo a ajudá-lo a não cair no comodismo, elaboramos este post com dicas imperdíveis para você sempre se manter na vanguarda no quesito tecnologia e na prestação de serviços na área de segurança eletrônica. Confira!

Por que a atualização profissional é importante?

Antigamente, as famílias conseguiam se sentir seguras apenas com os cadeados nos portões e uma boa fechadura nas portas. Aí vieram os bandidos e criaram a chave-mestra. Comerciantes confiavam no policiamento noturno, até que as quadrilhas se profissionalizaram e agora agem com metralhadoras e até granadas.

Graças à atualização profissional, aliada aos avanços na tecnologia, foi possível criar meios de proteção patrimonial, como câmeras de monitoramento, alarmes, sensores, CFTV, entre muitas outras inovações. São conquistas fruto de pesquisas científicas e estudos de casos, que seriam inviáveis se não fosse a busca obstinada por inovação por parte de profissionais e empresas.

Veja hoje quantos aplicativos existem, bem como as demais facilidades do mundo digital: nada seria possível se as pessoas ficassem estáticas diante dos fatos. Portanto, a atualização profissional contribui com a evolução da humanidade e também com o desenvolvimento de novas formas de realizar diferentes atividades do quotidiano — sempre de olho, é claro, nos desafios, como no caso do aumento da violência urbana e rural.

Assim, a atualização profissional é uma cobrança tanto das empresas quanto de quem é autônomo. Afinal, as pessoas estão cada vez mais exigentes e querem sempre serviços de qualidade, que resolvam os seus problemas, e tragam mais tranquilidade e facilidade para o dia a dia.

O que deve ser feito para não cair no comodismo?

Os profissionais que caem no comodismo podem ter diversos problemas devido à falta de atualização. O primeiro deles é perder vários clientes que almejam sistemas de segurança de qualidade em suas residências, propriedades rurais ou comércio.

Além disso, quem não se atualiza está mais perto do desemprego nas empresas privadas. Pense comigo: caso o chefe de um setor decida fazer um corte, ele vai priorizar o emprego de qual colaborador? Do que faz a mesma coisa há anos sem a realização de cursos ou treinamentos ou daquele que está sempre antenado nas novidades, buscando constantemente o aprimoramento?

Portanto, para você não ficar na mira do desemprego ou até mesmo perder trabalhos caso seja autônomo, veja agora algumas dicas que certamente serão muito úteis na sua rotina profissional.

Conheça bem o mercado

Se o seu objetivo é evoluir profissionalmente, não adianta muito se basear nos conhecimentos adquiridos logo no começo da jornada, principalmente em uma era de transformação digital, na qual as mudanças se sucedem de forma muito dinâmica.

Por isso, concilie a busca por novas informações com a necessidade de suprir lacunas e carências nos mercados. Converse com os clientes e peça avaliações: algumas queixas podem ser bastante comuns e gerar insights valiosos para novos serviços.

Contudo, não tente abraçar tudo de uma só vez. Tente se concentrar em algumas tendências e buscar o maior conhecimento possível sobre determinados assuntos. Isso porque é melhor ser um especialista em algumas áreas e oferecer um bom trabalho nesse nicho do que entender um pouquinho de tudo e não se aprofundar em nada.

Descubra quais são os seus principais desafios

Passado aquele momento no qual você se dedicou a conhecer melhor as possibilidades do seu mercado e buscar o máximo de informações possíveis sobre necessidades e tendências, se torna mais fácil identificar e analisar os principais desafios no seu meio.

Assim, se você consegue visualizar uma demanda específica, seja em relação a produtos ou serviços, esse é o momento de se tornar um dos profissionais com mais expertise naquele campo. Ao chegar a essa constatação, surge o momento de descobrir quais são os meios para obter esse resultado.

Cursos on-line? Visitas e palestras presenciais? Quem sabe até uma pós-graduação? Cabe a você pesquisar o nível de exigência do mercado e descobrir qual formação é a mais indicada para oferecer serviços de ponta e diversificar a sua carteira de clientes.

Invista em conhecimento

Nada melhor do que o acompanhamento de revistas do setor de segurança eletrônica, blogs, sites e grupos de debates para você sempre ficar por dentro das novidades, sem ser pego de surpresa em razão de alguma inovação.

É importante ler, assistir a tutoriais e a explicações de especialistas em vídeos, além de também participar de interações nas redes sociais com outros profissionais para sempre manter a excelência em suas atividades.

Além disso, o conhecimento facilita o dia a dia, pois você não terá tantas dificuldades no momento de resolver demandas. Portanto, não perca tempo e vá atrás do aprendizado.

Faça cursos e treinamentos

Apesar de a teoria ser importante, a prática é de suma importância, ou seja, as duas devem sempre andar juntas. Dentro do quesito atualização profissional, a participação em cursos, workshops, treinamentos e afins é essencial para você se aprimorar nas instalações e também na tecnologia dos equipamentos.

Além disso, os cursos ajudam a aumentar o grau de segurança da sua atividade, evitando acidentes ou até mesmo a perda de materiais devido a falhas na instalação. Você poderá ainda ficar mais motivado com a profissão, tendo em vista que o aprimoramento dá um gás a mais nas atividades do dia a dia.

Faça networking

Seja nos treinamentos ou em discussões em grupos temáticos sobre segurança eletrônica, existe a possibilidade de ampliação dos contatos com outros profissionais, o chamado networking. Isso é muito importante para você não ficar isolado em uma verdadeira bolha.

Afinal, as informações são amplamente compartilhadas, e existe um auxílio mútuo entre os profissionais de um mesmo setor. Aliás, ao conhecer mais pessoas, é bem possível que você feche novas parcerias ou até mesmo entre como sócio em uma empresa, expandindo o mercado nesse promissor ramo de prestação de serviços.

Aprenda sobre liderança e gestão

Mesmo que você trabalhe sozinho, não deixe de estudar sobre liderança e gestão. Esses conceitos o ajudarão a se portar de forma segura diante dos diversos problemas, principalmente em relação aos clientes mais exigentes.

Saber liderar um projeto é garantir que os seus trabalhos sejam feitos de ponta a ponta sem perder muito tempo com hesitações. Além disso, isso é importante também em trabalhos em grupo, já que será possível inspirar os seus colaboradores e extrair o melhor deles.

Do mesmo modo, estudar sobre gestão oferece um senso maior de organização. Você conseguirá gerenciar melhor o seu tempo e estabelecer prioridades de acordo com cada projeto, lidando com uma meta de cada vez.

Aprenda outro idioma

Aprender um novo idioma, como o inglês, é necessário não só para ampliar o rol de conhecimento, mas também para ficar por dentro das inovações. Isso porque geralmente os lançamentos de novos produtos de segurança eletrônica acontecem em outros países, como Japão, China e Estados Unidos.

Inclusive, muitos palestrantes em eventos de grande porte são estrangeiros. Então, se você souber inglês, terá acesso às novidades em primeira mão, além de entendê-las com mais facilidade, podendo inclusive conhecer pessoalmente esses grandes nomes do setor.

Explore as facilidades da internet

Uma reclamação muito comum entre profissionais é que falta tempo para a participação em treinamentos. Com a evolução do meio digital, a atualização profissional pode acontecer por meio de cursos a distância, com aulas em vídeo e on-line.

Trata-se de uma excelente opção que faz grande diferença, inclusive com o fornecimento de certificados atestados por empresas de credibilidade na área. Dessa maneira, você poderá otimizar o tempo de estudos, sem deixar de buscar o melhor para a sua carreira.

Dê continuidade a sua trajetória acadêmica

O ideal é que você não pare na graduação e continue aprendendo de forma contínua durante a vida. Isso não significa que você deva partir logo para um programa pesado de mestrado. É possível turbinar o currículo com um MBA e cursos on-line de boa reputação, por exemplo.

Independentemente da sua escolha, não deixe de buscar mais conhecimento formal. Atualmente, há um conceito conhecido como lifelong learning, ou aprendizado para a vida toda. Essa paixão pelo estudo garante que você e seus produtos se mantenham relevantes e no radar dos clientes.

Portanto, seguindo as nossas dicas, você sempre estará preparado para realizar as melhores instalações e configurações dos equipamentos de segurança eletrônica, atendendo com qualidade aos pedidos dos clientes, sempre com foco nas inovações.

Com isso, haverá mais credibilidade no seu trabalho, boas avaliações e expansão do seu serviço em sua área de atuação. Assim, não deixe o tempo passar e comece hoje mesmo a sua atualização profissional com a certeza de que o investimento terá um retorno garantido!

Então, não perca tempo e faça agora mesmo o seu treinamento on-line pela GigaSecurity, com a garantia de uma formação sólida e alicerçada em conhecimentos de profissionais líderes no mercado!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *