Blog

Automação predial: tecnologia a favor dos condomínios
Tecnologia

Automação predial: tecnologia a favor dos condomínios

A automação predial é uma tecnologia que possibilita a integração de diversas tarefas e ações por meio de softwares. Dessa forma, soluções digitais aplicadas à segurança, como sistemas de alarmes, operam de forma conjunta, garantindo a otimização dos recursos e o corte de despesas.

Com a automação predial, torna-se possível programar um horário para que as luzes acendam e/ou apaguem, controlar a abertura de portões, entre outras facilidades na rotina de todos. Ou seja, além de ser uma solução bastante prática, a automação predial evita que as luzes permaneçam acesas sem necessidade, o que ajuda a economizar.

O mais interessante é que as funcionalidades dessa tecnologia se expandem a cada dia com a evolução dos equipamentos. Preparamos este conteúdo especial sobre a automação predial e seus diversos benefícios. Confira!

O que é automação predial?

O sistema de automação predial constitui um conjunto integrado de diversas ferramentas tecnológicas, como softwares, computadores e instrumentos controladores, capazes de otimizar o nível de segurança oferecido. Essa estrutura pode ou não fazer parte do projeto do edifício desde a fundação, com flexibilidade suficiente para ser adaptada a diferentes tipos de prédios.

Segundo o autor Paulo Belvedere, em seu livro “Automação predial, residencial e segurança eletrônica”, o conceito de serviços automatizados se relaciona a utilização de recursos que envolvem, softwares hardwares e eletrônica avançada. Um exemplo da automação aplicada à segurança são as fechaduras que somente abrem por meio de senhas e identificações digitais.

De acordo com Belvedere, a automação predial já é bastante consolidada no Brasil, principalmente nos sistemas de segurança eletrônica, automatizações residenciais e prediais. Com a evolução tecnológica, se tornou possível integrar todo o sistema.

Nesse sentido, hoje já é possível integrar os sistemas de detecção e alarme de incêndio de forma que, em caso de perigo para a edificação, todas as estruturas de ventilação são acionadas automaticamente.

Como é o funcionamento da automação predial?

Bom, é bem fácil entender: a partir de uma ligação com um painel de alarme, ela trabalha com o controle das funções de um local, podendo ser um prédio, casa, empresa etc. Seja em espaços privados, de convívio ou públicos, a automação é um grande diferencial, visto que engloba eficiência e tecnologia e torna o ambiente extremamente seguro para todos.

É importante notar que a maioria dos prédios brasileiros já conta com mecanismos integrados de automação, mas muitos condomínios ainda podem se beneficiar de um serviço mais robusto e diversificado.

Tipos de sistemas de automação predial

Para aqueles que pretendem investir em automação predial, é importante saber que são dois os tipos de sistemas. Confira quais são eles a seguir!

Sistemas de supervisão e controle das utilidades

Com esses sistemas, se torna possível administrar a refrigeração e o aquecimento dos edifícios, as instalações elétricas, as instalações hidráulicas e de gás e muito mais.

Sistemas de segurança

Os sistemas de segurança são ideais quando se busca proteção contra incêndios e intrusão, principalmente com a monitoração visual centralizada.

Quais são as suas vantagens?

A implementação da automação predial traz diversos benefícios para condôminos, mas o universo de aplicação dos serviços é vasto, beneficiando também empresas e residências individuais. Vamos conhecer algumas das vantagens na sequência.

Controle

Essa tecnologia incrível é capaz de integrar todos os aparelhos a partir de apenas um painel de controle, evitando, assim, muitas falhas, e garantindo mais segurança para os aparelhos e, claro, para as pessoas.

Vamos ver um exemplo? Caso um sensor detecte incêndio, o painel de controle central vai imediatamente ativar o alarme, avisando todos que estão presentes no local. Além disso, o sprinkler vai liberar água para combater o incêndio. Lembrando que tudo isso é feito sem intervenção humana, de modo eficaz e extremamente rápido.

Segurança otimizada

A automação predial possibilita integrar todos os dispositivos por meio de apenas um painel de controle, agrupando as partes hidráulica, mecânica, eletrônica e elétrica. Isso garante a pouca incidência de erros e confere um nível maior de segurança tanto para as pessoas como para os equipamentos.

Se há a ocorrência de incêndio no local, por exemplo, o painel integrado de controle ativa o alarme. Dessa forma, as pessoas são alertadas e os equipamentos liberam água no ambiente para combater as chamas. A boa notícia é que isso ocorre de forma automatizada, sem a necessidade de uma intervenção humana para ativar os mecanismos.

Conforto no interior da propriedade

Com a implantação da automação predial, diversos equipamentos são regulados de forma a garantir um ambiente confortável para os moradores ou colaboradores da empresa. Assim, o ar-condicionado vai funcionar com as especificações ideais de temperatura, assim como uma otimização na iluminação da propriedade.

Isso serve tanto para ambientes comerciais como para residências. Toda essa regulação garante um nível maior de conforto para o espaço, dispensando reparos e ajustes recorrentes — realizados por um software.

Otimização de tempo e recursos

Com o sistema implementado, todos os dispositivos interligados são controlados e analisados periodicamente pelo software dedicado à automação, o que aumenta significativamente sua vida útil. Além disso, quando ocorre alguma folha nos processos, o painel de controle realiza a detecção e avisa os responsáveis.

Assim, podemos dizer que a automação predial possibilita que sejam executados os reparos diretamente na origem do problema. O tempo de resposta a falhas e deficiências será otimizado, além da redução de gastos e recursos — pois não será mais necessário acionar uma equipe própria de manutenção para encontrar as falhas.

Economia de energia elétrica

Com a automação predial, as luzes gerais e o ar-condicionado de um ambiente, por exemplo, são desligados de forma automática quando o sistema detecta que não há pessoas no local. Assim, principalmente quando falamos de condomínios, a economia de energia gerada é considerável.

Nesse caso, o próprio painel de controle realiza a detecção e determina o que deve ser ligado ou desligado. Isso vai combater os erros humanos, evitando falhas e esquecimentos decorrentes da necessidade de uma ação manual.

Recursos humanos

A centralização do comando e da supervisão das instalações em apenas um local reduz a equipe de profissionais necessária para segurança, operação e manutenção. Isso, contudo, implica profissionais mais bem treinados, capacitados e com mais conhecimento sobre o edifício.

Produtividade

Como os colaboradores não vão mais precisar ter preocupações com fatores monitorados pelos sistemas automatizados, eles passam a ter a oportunidade de executar suas tarefas sem ter distrações — e o melhor: com toda a comodidade e conforto que a automação predial proporciona.

Como os profissionais ficam mais concentrados na execução de suas funções, a qualidade do trabalho melhora muito, contribuindo significativamente para o aumento da produtividade.

Disponibilidade e vida útil das instalações

Um sistema de automação de qualidade permite maior agilidade nas ações de manutenção que acabam sendo mais eficientes pela utilização de softwares de apoio. Assim, consegue-se diminuir os tempos de parada por falha, melhorando muito o estado de conservação dos equipamentos.

Além desses benefícios citados, a automação predial apresenta também diversas outras inovações e facilidades, que acabam deixando o dia a dia mais prático, oferecendo maior controle de dispositivos e segurança e muito mais conforto às pessoas. Essa é, sem dúvidas, uma tendência que cresce cada vez mais no mundo moderno atual, já que oferece eficiência, praticidade e bastante comodidade aliados à sustentabilidade.

Quais são os avanços no universo da automação predial?

A evolução dos sistemas de automação tornou possível o surgimento de estruturas conhecidas como ambientes inteligentes — capazes de autogerenciamento e disposição de diversos recursos por meio de diferentes interfaces para os usuários.

A conexão entre equipamentos e sistemas, conhecida como Internet das Coisas (IoT), já é uma realidade cada vez mais presente na vida das pessoas, potencializando sistemas como a própria automação predial. A capacidade de transformar informações em inteligência de negócio possibilita a criação de edifícios dotados de sistemas tecnológicos automatizados.

Grande parte dos custos com energia de um prédio estão associados aos gastos com ar-condicionado e iluminação. Nesse sentido, contar com um sistema inteligente que realiza o monitoramento das propriedades reduz diretamente essas despesas e ainda poupa recursos energéticos.

Com a automação predial atrelada à Internet das Coisas, é possível desenvolver uma estrutura que desligue as luzes ou encerre momentaneamente a climatização com a desocupação desses equipamentos. Isso garante uma redução significativa de recursos e eficiência energética.

Além da otimização da infraestrutura, outro benefício da aplicação da IoT na automação predial é a redução de consumo de água, com a regulagem dos sistemas levando em consideração a utilização responsável desse elemento.

Com sensores de temperatura, é possível monitorar um determinado ambiente e antecipar ações relacionadas ao ar-condicionado, como o aumento e diminuição da temperatura de acordo com as condições do momento e de um consenso amigável entre os condôminos.

Como foi possível perceber neste artigo, a automação predial já é um conjunto de procedimentos bastante consolidado em nosso país. Porém, com a evolução da tecnologia, a tendência é que esses equipamentos se tornem ainda mais sofisticados, provendo mais segurança para os condôminos.

Percebeu como essa tecnologia, atrelada a ferramentas como a Internet das Coisas, fornece uma solução digital robusta para garantir segurança para prédios e condomínios? A automação predial é um meio de corrigir falhas humanas e ainda reduzir despesas.

Gostou do artigo e quer conhecer mais sobre tecnologia e equipamentos de vigilância? Então, aproveite a visita e leia o nosso post sobre equipamentos de segurança residencial que você não pode ignorar!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *