Blog

Câmera de segurança 4k: conheça as principais aplicações
Tecnologia

Câmera de segurança 4k: conheça as principais aplicações

Trabalhar no setor tecnológico é tanto uma dádiva como um desafio. Enquanto se tem a oportunidade de conviver com as últimas inovações, esses profissionais precisam estar em constante atualização, buscando o próximo avanço que pode revolucionar o mercado.

Em nossa visão, o mesmo vale para quem opera no nível técnico e comercial, criando e implementando projetos de CFTV para o consumidor. Por isso, decidimos colaborar com a sua jornada, dedicando este conteúdo à câmera de segurança 4K e à nova era do monitoramento patrimonial. Então, não perca tempo e continue a leitura!

A resolução 4K

Alavancada pela indústria de televisores, a resolução 4K aparece aos poucos nas esferas do mercado, ganhando espaço e conquistando os consumidores em diferentes aplicações. Mas, para quem não sabe do que se trata, fica a dúvida: qual o significado de 4K? A melhor forma de responder a essa pergunta é comparando o avanço dessa tecnologia sobre as demais gerações. Veja!

Standard Definition — SD 480

  • 640 pixels horizontais por 480 verticais no aspecto letterbox 4:3, totalizando 307.200 pixels;
  • 720 horizontais por 480 verticais no aspecto widescreen 16:9, totalizando 345.600 pixels.

High Definition — HD 720

  • 1280 pixels horizontais por 720 verticais no aspecto widescreen, totalizando 921.600 pixels;
  • incremento de 166% mais pixels em relação à SD 480.

Full High Definition — Full HD 1080

  • 1920 pixels horizontais por 1080 verticais no aspecto widescreen, totalizando 2.073.600 pixels;
  • incremento de 125% mais pixels em relação à HD 720.

4K — Ultra HDTV 2160

  • 3840 pixels horizontais por 2160 verticais no aspecto widescreen, totalizando 8.294.400 pixels;
  • incremento de 300% mais pixels em relação à Full HD 1080.

Ou seja, uma imagem em 4K é, nada mais, nada menos, do que 4 vezes maior do que a Full HD. Um bom exemplo de proporção é pegar uma folha A4 e dobrá-la no meio duas vezes, formando quatro retângulos iguais. A folha inteira é a resolução 4K, já os retângulos, a Full HD.

Os principais benefícios dessa tecnologia

Como você pôde ver, o principal trunfo dessa resolução é aumentar o nível de informações em uma imagem, que será composta por mais pixels e, portanto, mais detalhes. Agora, pensando em como você pode implementar isso nos seus projetos, listamos as maiores vantagens dessa tecnologia. Veja só!

Detalhamento

A começar pelo ponto mais óbvio — afinal, os sensores captam imagens substancialmente maiores, o que também reflete no tamanho dos arquivos. Mas o X da questão aqui é que esse incremento de resolução é um fator positivo, principalmente nos monitoramentos que dependem de uma boa visibilidade.

Por esse motivo, as câmeras 4K vêm ganhando espaço entre os projetos para estacionamentos e áreas públicas. Aliados a um bom software, esses dispositivos conseguem entregar um alto nível de confiabilidade, facilitando a identificação de rostos, placas e afins.

Cobertura

Não por acaso, a resolução 4K tem sido empregada em muitas câmeras de topo. Por conta disso, é comum que esses modelos venham equipados com lentes de grande angulação. Na realidade do monitoramento, isso se traduz em cobertura espacial — isto é, o quanto o sensor consegue captar ao seu redor.

Logicamente, esse é um detalhe técnico, podendo ou não existir em determinados dispositivos. No entanto, as fabricantes entendem que esse potencial de detalhamento é melhor aplicado na observação de cenas maiores do que em planos fechados, nos quais uma câmera de resolução menor faria o trabalho com perfeição.

Alcance

Outro benefício complementar da alta resolução é a possibilidade de expandir a imagem sem distorcer sua qualidade. Afinal de contas, é exatamente isso que acontece sempre que aplicamos zoom sobre uma cena — ela é distorcida, expandindo os pixels para além de seu tamanho original.

É por isso que quanto maior o zoom aplicado, maior a quantidade de ruídos e deformidades na cena, e quanto menor o zoom, melhor a nitidez! Com a resolução 4K, o profissional pode usar esse recurso com bastante intensidade, pois precisa de um zoom muito, muito, muito distante para que a imagem comece a apresentar alguma distorção.

Nitidez

Já aqui, temos um elemento fundamental em qualquer escolha de dispositivo HD para CFTV. Para além do que a resolução pode oferecer, a nitidez sempre estará ligada com a qualidade do sensor de captura, por isso a importância de escolher boas marcas e bons fornecedores para o seu projeto, garantindo que está usando o que há de mais eficiente na segurança eletrônica.

Simplicidade

Pelo fato de existir apenas nos dispositivos mais recentes, as câmeras 4K já são derivadas de uma nova era da indústria, em que os equipamentos contam com mais opções de conectividade. Por isso, é comum que esses aparelhos sejam mais fáceis de instalar, interagindo com HVRs, DVRs ou NVRs com menos componentes e cabos intermediários.

Mas, para além desse ponto, também vale fazer uma conexão com o benefício de cobertura. Por conta do maior perímetro de monitoramento, o projeto acaba economizando na compra de outras câmeras, já que um menor número de dispositivos consegue vigiar a mesma área.

As principais aplicações para uma câmera de segurança 4K

Como não poderia faltar, chega a hora de conhecer os cenários mais adequados para um dispositivo com essas qualidades. Acompanhe!

Espaços abertos

Na grande maioria dos casos, utilizar uma câmera 4K para ambientes internos é um desperdício de potencial. Com lentes de grande angulação e ampla capacidade de zoom, esses aparelhos são ideais para o monitoramento de espaços superabertos, como pátios, estacionamentos, aeroportos, rodoviárias, teatros, shoppings e por aí adiante.  

Vigilância pública e privada

Diferentemente de alguns dispositivos de nicho, as câmeras 4K são versáteis tanto para aplicações públicas como particulares. Pois, veja, a vigilância que acontece no estacionamento de um estádio de futebol é a mesma que ocorre no estacionamento de um hospital público — considerando que ambos estão ao ar livre.

No fim das contas, esse é o tipo de tecnologia que simplifica e avança o setor, entregando mais potencial e confiabilidade nas mãos dos seus clientes. Mas, como em todos os casos, sempre frisamos a importância do planejamento sobre a qualidade dos seus projetos, pois sempre existirão estratégias, dispositivos e rotinas específicas para cada necessidade.

E aí, você gostou deste post explicando os diferenciais de uma câmera de segurança 4K? Então, continue nos acompanhando para para mais informações sobre o mercado!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *