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10 passos para aumentar a sua captação de clientes
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10 passos para aumentar a sua captação de clientes

Viver apenas dos clientes já conquistados e de indicações não é uma opção muito boa para o seu negócio, já que a empresa dificilmente vai crescer, além de estar sempre a ponto de fechar as portas ao enfrentar uma crise. Portanto, a melhor alternativa é, sem dúvidas, trabalhar com a captação de clientes, um método voltado para o crescimento constante e que os empreendimentos de todos os portes utilizam.

Mas, afinal, o que é a captação de clientes? Podemos afirmar, de maneira sucinta, que se trata de uma busca ativa por pessoas que queiram adquirir os produtos ou serviços da sua marca. A proposta é criar a maior quantidade de oportunidades possível para que os clientes contatem sua empresa para conhecer as soluções que ela oferece.

Como a captação de clientes é indispensável para a rentabilidade e para o sucesso do seu negócio, trouxemos 10 passos para que você possa encontrar novos clientes. Continue acompanhando o texto e aproveite! Boa leitura!

1. Defina o perfil dos seus clientes

Como você vai captar clientes se você não sabe quem são eles? É preciso definir o perfil do seu público-alvo desde o início. Essa figura era um pouco confusa no passado — o empreendedor até sabia mais ou menos quem seria o seu possível lead ou comprador, porém, essa imagem não era tão clara.

Com o passar dos anos, o marketing acabou evoluindo e segmentando melhor a prospecção de clientes. Assim, a aplicação de personas acabou ganhando muita força e, hoje em dia, está presente em qualquer estratégia de atração de prospects. Vale destacar, portanto, que as buyer personas são fundamentais para mirar o alvo de sua estratégia de maneira correta.

Podemos dizer que são avatares que representam o público-alvo do seu negócio. Lembrando que cada um apresenta particularidades de um tipo de comprador. Entre as características de cada um podem constar produto ou serviço que procura, a faixa etária, formação, as principais dores naquele setor e muito mais.

E, para defini-los, duas formas importantes são analisar os clientes que você já tem e os compradores dos concorrentes.

2. Invista na criação de um bom site

Uma das novas realidades que a transformação digital trouxe é que a maior parte da população possui um aparelho eletrônico móvel: desde celulares até os relógios conectados à onternet são utilizados para buscar serviços e produtos a qualquer momento e em qualquer lugar.

Logo, você precisa considerar no seu plano de captação de clientes a criação de um site simples e fácil de navegar em qualquer dispositivo. Saiba que uma das formas mais conhecidas de se fazer isso é pelo design responsivo.

3. Entenda o que o seu cliente precisa

Quem é a sua persona, ou seja, a pessoa que vai adquirir produtos ou serviços da sua marca? Responder a esse questionamento vai fazer com que a sua estratégia de captação de clientes seja eficaz e atenda às necessidades e prioridades do seu futuro cliente.

Contudo, lembre-se de que não é só saber o que a persona precisa, ainda é preciso descobrir o que ela espera do seu negócio, no sentido de dar atenção e de conduzir o processo de vendas e de marketing.

Por exemplo, como a persona acredita que deve ser a relação entre marca e consumidor? Quais são os valores pessoais que ela defende? Isso certamente vai impactar a mensagem que será transmitida a ela e até mesmo a linguagem utilizada.

4. Ouça as recomendações dos seus atuais clientes

Quem já compra da sua marca com certeza tem um alto poder de influência em convencer outras pessoas a também se tornarem clientes. Então, é importante que você incentive seus consumidores atuais a fazer recomendações.

Mas como fazer isso? Existem diversas maneiras, sendo que a mais simples é fazer esse pedido após uma compra. Uma opção interessante e mais elaborada é criar um programa de recompensas, assim, eles ganham algum benefício para cada pessoa que converterem.

5. Entenda e aprenda com a concorrência

Copiar os concorrentes é um erro muito grande, no entanto, deixar de observar e de entender tudo que fazem é outro extremo que você deve evitar. É fundamental entender e aprender com seus competidores. Então, procure sempre analisar o que fazem de bom e de ruim, pois assim você vai ganhar boas ideias, podendo usá-las para atrair a atenção de possíveis clientes.

Reserve um tempo para investigar como os concorrentes têm captado clientes, faça uma comparação com a sua estratégia atual e analise também o sucesso que cada um teve até o momento.

6. Participe de eventos relevantes da área

Eventos ainda são excelentes locais para o networking, ou seja, um atalho essencial em qualquer estratégia de captação de clientes. Ao ter um contato direto, você consegue demonstrar autoridade de forma bem fácil, humanizar sua marca e conquistar reconhecimento a partir da validação social.

Portanto, o ideal é sempre marcar presença nos principais eventos de sua área. Não se esqueça, ainda, de divulgar essa participação em todos os seus canais digitais. Além de conquistar novos compradores para sua marca, você pode investigar o mercado, fazer contatos importantes com novos fornecedores e descobrir novas oportunidades de negócios.

7. Mostre por que você é bom

Por que o seu cliente adquire produtos ou serviços da sua marca e não de seus concorrentes? Apresente aos seus prospects o seu segredo, ou seja, o ingrediente especial que faz seu serviço ou produto se destacar entre tantos outros no mercado. É aí que você vai surpreender e encantar o seu prospect.

8. Faça parcerias

Concorda que crescer sozinho é bem mais difícil? As pessoas que fazem parcerias certamente chegam mais rápido e muito mais longe, porque multiplicam esforços e ganham um alcance maior, além de dividir responsabilidades. Em sua jornada como empreendedor, certamente você vai notar que precisa de parcerias confiáveis para alcançar o sucesso. Lembre-se de que essas parcerias envolvem todos os setores e processos do negócio.

É essencial ter fornecedores que se sintam parte do negócio, sócios que complementem sua expertise, concorrentes que respeitem a sua empresa e com quem você mantém laços estratégicos e cordiais e, claro, vendedores realmente valorizados.

9. Cumpra a sua promessa

Esta é uma das regras mais relevantes de como captar mais clientes para seu negócio: jamais deixe o seu produto ou serviço ser bom demais para ser verdade.

De forma bem simples e em linguagem bastante clara, procure explicar exatamente como funciona o seu produto ou o seu serviço. Sempre cumpra com aquilo que prometer ao cliente e procure oferecer um pós-venda eficiente.

10. Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é fundamental para quem quer captar clientes de maneira eficiente, já que o consumidor moderno tem buscado informação on-line antes mesmo de saber que necessita de um serviço ou de produto.

Assim, quem faz marketing de conteúdo com qualidade oferece tais informações do jeito certo e na hora certa. Com um excelente trabalho de manter o interesse da persona e com bastante paciência, o marketing de conteúdo pode conquistar muitos clientes para o seu negócio e por um longo tempo.

Seguindo essas dicas infalíveis de captação de clientes, você vai ter muitas vantagens, como fechamento de um negócio de forma mais simples e ágil, afinal, você já despertou o interesse do público, e lucratividade maior, pois a quantidade de novos clientes vai propiciar mais negócios — além de que cada cliente que chegar vai ter um custo reduzido, uma vez que você não terá gastos com telefone, panfleto e telefone para encontrar quem pague pelos seus serviços.

E aí, gostou de conhecer essas dicas para captar clientes? Então, aproveite a visita em nosso blog e saiba também como fidelizar os clientes de segurança eletrônica!

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