Subscribe Now

Trending News

Como dar um treinamento de segurança para seus funcionários
Segurança

Como dar um treinamento de segurança para seus funcionários

Com o crescimento da insegurança no país, muitos empresários passaram a se preocupar e a investir mais na proteção dos seus estabelecimentos. Porém, também é preciso aplicar treinamento de segurança nos profissionais que estão diariamente nesses locais.

O fato é que, mesmo que sejam realizados investimentos em tecnologia e segurança física, um funcionário despreparado ainda pode comprometer a integridade do local e dos seus colegas de trabalho. Ou seja, implementar treinamentos coletivos deve fazer parte da cartilha de segurança de todo empreendedor.

Se você quer garantir resultados melhores com as aplicações realizadas na segurança da loja, confira algumas dicas de treinamento para apresentar aos seus funcionários. Continue e boa leitura!

Considere a segurança de todos como algo de valor

O primeiro passo antes de qualquer treinamento é fazer com que os funcionários enxerguem a segurança de todos como algo de valor, não simplesmente como normas obrigatórias dentro da empresa.

Para isso, é necessário a realização de um trabalho diário de conscientização. Por exemplo, a criação e distribuição de folders com informações sobre a relevância da segurança, mostrando como ela é importante não apenas para garantir o bem-estar de todos, como também faz muito diferença em termos financeiros.

A participação do corpo gerencial nesse planejamento é imperativa, pois a melhor maneira de obter sucesso em um engajamento é pelo exemplo. Se o proprietário e os gestores estiverem empenhados pelo mesmo objetivo, os outros colaboradores os seguirão naturalmente.

Explique sobre o funcionamento das câmeras

As câmeras de segurança sem dúvida alguma são grandes investimentos em um planejamento de proteção patrimonial. Mas elas só são verdadeiramente úteis quando os funcionários com acesso entendem o seu funcionamento.

Em muitos casos, a empresa que instala os equipamentos também oferece suporte de manutenção. Porém, o treinamento aos colaboradores é justamente para evitar que sejam cometidos erros antes da chegada dos especialistas, por exemplo:

  • exclusão de trechos dos vídeos;
  • pausas na gravação;
  • erros de configuração.

Além disso, ao entenderem sobre o funcionamento das câmeras, os funcionários podem apresentar opiniões de melhorias no dia a dia. Com a rotina de trabalho, eles conseguem identificar e apontar pontos de vulnerabilidade, que podem ser analisados pelos especialistas.

Reforce os hábitos que todos devem ter ao entrar e sair do estabelecimento e durante suas rotinas

Outra parte importante em um treinamento de segurança para funcionários é explicar sobre os hábitos que devem ser seguidos para diminuir o risco de assaltos, furtos, vandalismo, entre outros.

Muitos gestores acabam negligenciando essas instruções e focam apenas nas ações de “como agir durante situações adversas”. Isso é um erro, pois a prevenção é sempre o melhor caminho, e os funcionários devem ter esse ponto em mente.

Sendo assim, reserve boa parte da sessão de treinamentos para mostrar e reforçar a importância de hábitos como:

  • observar ao redor antes de abrir a loja de manhã cedo;
  • ter atenção a grandes grupos que entram de uma vez no estabelecimento;
  • não sair de forma distraída da loja, por exemplo, conversando no celular;
  • evitar comentar sobre possíveis vulnerabilidades do estabelecimento com pessoas externas;
  • jamais deixar apenas um ou dois funcionários para o atendimento dos clientes;
  • não sair com sacolas e bolsas chamativas.

Ensine como ligar os alarmes

Imagine que a sua loja teve um ótimo dia de faturamento, mas que tudo foi perdido, pois um dos funcionários não ativou corretamente o alarme no final do expediente. De fato, é uma situação complicada e que nenhum empresário deseja viver no mundo real.

No entanto, ainda que seja um cenário desagradável e, até mesmo, surreal, é algo muito comum em estabelecimentos do setor de varejo. Para evitar que isso aconteça na sua loja, é vital que um tutorial sobre os alarmes façam parte do treinamento dos funcionários.

E o mais importante: o conhecimento não deve se limitar aos gestores ou ao “funcionário responsável”. É necessário considerar o fato de que, em algum momento, nenhuma dessas pessoas pode estar presente na loja, tornando impossível a ligação dos alarmes no dia.

Por isso, apresente a configuração do alarme para um grupo maior de funcionários. Durante o treinamento, repita as ações algumas vezes até que não haja nenhuma dúvida por parte dos colaboradores.

Detalhe sobre o armazenamento na nuvem

Hoje, os esforços de segurança de uma empresa não devem se concentrar apenas na parte física, é necessário uma preocupação pela informação digital. Afinal, nenhum empreendimento consegue se desenvolver atualmente sem a utilização da internet.

Sendo assim, o primeiro passo é o investimento correto em tecnologia. Grandes servidores e máquinas podem ser substituídos por sistemas mais dinâmicos, potentes e, incrivelmente, mais econômicos. Um grande exemplo disso é o armazenamento na nuvem.

De maneira direta, a nuvem é um servidor localizado em alguma parte do mundo que armazena diversos tipos de arquivos — vídeos, imagens, músicas, documentos, planilhas etc.

Treinar os seus funcionários sobre o funcionamento da nuvem, não só aumentará a produtividade geral, como também trará maior segurança para os documentos importantes do seu negócio. Por isso, aprimores as habilidades de todos e mostre como a nuvem pode trazer benefícios coletivos.

Trabalhe com otimização

Os treinamentos são importantes, porém não devem representar o início e o fim de um planejamento. Para obter respostas verdadeiras e contínuas, é preciso implementar uma filosofia de otimização.

Ou seja, após aplicar as sessões de aperfeiçoamento, os gestores devem acompanhar a rotina de trabalho das equipes e medir os resultados apresentados. Isso mostrará o quanto os treinamentos foram efetivos e quais colaboradores apresentaram melhor desenvolvimento.

Além disso, será possível identificar os pontos de vulnerabilidade e melhoria, tanto na gestão de pessoas quanto na estrutural. Não se esqueça de sempre reforçar a política de segurança e o quanto essas medidas são necessárias para o bem coletivo.

A verdade é que nenhuma empresa consegue chegar ao topo sem a participação de todos os colaboradores. Por isso, um treinamento de segurança só será efetivo se houver uma predisposição de aprendizado por parte dos funcionários. Então, trabalhe a gestão pessoal corretamente, pois não adianta ter grandes equipamentos de segurança, sem uma equipe devidamente preparada.

Gostou do artigo? Então, que tal continuar se aprofundando no assunto e conferir o nosso texto sobre instalações de câmera de segurança na sua loja?

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *