Blog

Saiba como fazer um cartão de visita para o seu negócio
Vendas

Saiba como fazer um cartão de visita para o seu negócio

Você começou um negócio novo e quer saber como fazer um cartão de visita? Bom, seja para um novo negócio, seja para a empresa que você já tem, nada como criar um cartão de visita para mostrar ainda mais competência e profissionalismo no que você faz.

Muitos pensam que cartões de visita deixaram de ser relevantes devido ao advento da internet e à grande proliferação de redes sociais, como LinkedIn, Facebook e Twitter. Mas quem pensa assim está totalmente enganado. Afinal, muitas vezes, o cartão de visita tem como objetivo exatamente passar para as pessoas seus endereços nessas plataformas de interação social tão populares.

Pensando nisso, preparamos este texto com algumas dicas que vão ajudar você a montar o cartão ideal para vender seus produtos e serviços. Continue acompanhando e aproveite a leitura! 

Avalie se faz sentido para o seu negócio

Alguma vez você já precisou escrever as informações de contato em um guardanapo porque não tinha um cartão de visita e porque a pessoa estava com o celular sem bateria?

Sim? Bom, então, saiba que essa não é a abordagem mais profissional, além de não ser recomendada para quem quer se destacar no mercado. Avalie bem se faz sentido ter um cartão de visita para a sua empresa!

Escolha o formato do seu cartão

O formato mais utilizado de cartão obedece às seguintes medidas: 9 cm x 5 cm. Tal dimensionamento traz muitos benefícios, como ser do tamanho justo para colocar no bolso e na carteira, mas, claro, você optar por outros formatos. 

É importante ter atenção na hora da escolha, para não fazer um cartão grande demais, que as pessoas vão ter que dobrar para guardar, ou pequeno demais, que pode facilmente ser perdido.

Escolha o tipo de papel

O couché fosco é o papel mais utilizado para fazer cartão de visita, pois passa bastante profissionalismo e sobriedade. É importante ressaltar que o uso do papel couché com brilho vai dar um ar mais popular para o cartão; por isso, não é muito indicado.

O papel vergê também é bastante usado, pois dá um ar de artesanal e de tradição. Há pessoas que optam por papéis artesanais especiais, que dispõem de texturas vegetais, por exemplo. Podem ficar elegantes, dependendo do seu negócio, mas saiba que o investimento é mais alto.

Filtre as informações que vai colocar

Para entender como criar um cartão de visita que seja realmente funcional, você precisa saber escolher quais informações devem estar presentes nesse material. Lembre-se de que o cartão de visita não é um fôlder e que a função dele não é explicar o seu negócio para o cliente — ele deve apenas despertar o interesse pelo seu negócio.

O próprio tamanho do cartão é limitado; logo, os dados devem ser sucintos e muito bem distribuídos. Devem estar presentes o nome do contato, o logotipo e o nome fantasia da empresa. Essas informações são suficientes para descrever seu negócio. Se possível, inclua o slogan, a fim de enfatizar o posicionamento.

Ainda, é importante entender que o cartão de visita deve entregar ao cliente as maneiras de entrar em contato com sua empresa: telefone, e-mail e WhatsApp. Resumindo: tudo que o cliente deve saber é o que seu negócio faz e como ele pode entrar em contato.

Uso da frente e do verso

Como já mencionamos, os cartões de visita têm o tamanho reduzido; por isso, você precisa aproveitá-los bem, e isso inclui usar os dois lados, apresentando a empresa na frente e, no verso, as informações mais relevantes para chegarem até você, por exemplo.

Pense bem na divisão e considere isso ao ter as primeiras ideias de layout. Fazendo assim, você vai poder setorizar melhor naquele espaço reduzido, dispondo palavras e imagens essenciais para os clientes se lembrarem de você.

Link com redes sociais

O alcance obtido nas redes sociais é bastante alto, e elas certamente vão continuar sendo tendência no marketing por um longo tempo. A tecnologia das redes sociais acabou revolucionando o modo de promover serviços e produtos, exigindo do empreendedor sabedoria para aliar os métodos convencionais às inovações da era da informação.

Então, deixe as páginas da sua empresa no Instagram, Facebook e Twitter destacadas no cartão de visita. As redes sociais são uma forma de comunicação extremamente eficaz, e, de curtida em curtida, de postagem em postagem, sua empresa acaba ganhando notoriedade também no mundo on-line.

Considere usar modelos prontos

Montar seu próprio cartão é uma grande oportunidade para usar sua criatividade, sua personalidade e suas preferências. Caso você opte por criá-lo, uma boa opção é usar modelos de cartão pré-prontos, os quais já trazem sugestões de formato e disposição. Isso facilita e evita falhas de impressão.

No momento de escolher entre os modelos de cartão de visita, descarte os que que têm informações em excesso, escolhendo o modelo em que você vai inserir os dados imprescindíveis, como nome, e-mail, telefone e cargo.

Ou conte com ajuda profissional

Não quer criar o cartão de visita? Então, nada como usar o trabalho de pessoas que estudaram e se especializaram no assunto, concorda? O profissional de marketing ou design tem o know how necessário para alinhar o pedaço reduzido de papel às suas expectativas. 

Conte com alguém capacitado para desenvolver a arte, pois ele vai promover sua marca da melhor maneira possível e fortalecer a identidade visual da sua empresa.

Crie um cartão de visita virtual

Além de imprimir os tradicionais cartões físicos, você pode optar por um cartão de visita virtual, que vai trazer todas as informações necessárias para que os clientes entrem em contato com o seu negócio. O melhor é que criar cartão de visita virtual é bem fácil.

Há alguns serviços on-line, como o Trakto e o Canva, que permitem que você crie os cartões pelo computador, além de aplicativos para smartphones, como o Kardshare, disponível para Android e iOS.

Todos eles disponibilizam modelos para a criação dos cartões virtuais, que funcionam como perfis: você vai compartilhar o link do cartão com seus contatos e, por meio dele, eles vão ter acesso às informações essenciais da sua empresa. É possível adicionar temas personalizados, fotos e dados como telefone, links para redes sociais, endereço de e-mail, endereço físico e muito mais.

Ao encontrar uma pessoa que poderia ser um ótimo contato para seu empreendimento, você, de forma alguma, não quer que ela vá embora sem ter uma primeira impressão sobre sua empresa, não é mesmo? Pois então: um bom cartão de visita passa endereço de e-mail e número de telefone e vai muito além disso, deixando uma boa imagem do seu negócio.

Se o seu objetivo é causar uma impressão memorável, não deixe de investir em um modelo de cartão de visita que realmente represente a marca e transmita sua essência. Lembre-se de que ele não precisa ser o mais caro, pois o importante mesmo é que seja um cartão criativo e que permaneça na memória das pessoas.

Gostou de descobrir como fazer um cartão de visita e quer continuar aprendendo em nosso blog? Então, aproveite a visita para ler nosso guia de marketing para técnicos em segurança eletrônica!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *