Subscribe Now

Trending News

Confira 9 dicas de como organizar cabos elétricos!
Produtos

Confira 9 dicas de como organizar cabos elétricos!

É fundamental saber como organizar cabos elétricos. Afinal, é importante não só em casos de instalações de CFTV como para todos os casos em que eles sejam utilizados.

Contudo, para fazer instalações de sistemas de CFTV em escritórios, residencias ou empresas, é necessário ter a máxima preocupação com o acabamento e organização final dos cabos e equipamentos. Isso porque um sistema organziado de vídeo monitoramento não só deixa o ambiente bem cuidado e mais bonito, como também vai facilitar muito caso seja preciso fazer alguma manutenção ou modificação nos equipamentos.

Por esse motivo, esconder os cabos e fios dos aparelhos eletrônicos se torna imprescindível para melhorar o aspecto visual do ambiente. Entretanto, não são apenas os moradores que devem ter preocupação com o emaranhado de fios. A organização é também competência dos instaladores, os quais unem a qualidade do serviço realizado com a disposição dos cabos.

Quer saber como organizar cabos elétricos e garantir um serviço com qualidade? Continue acompanhando este texto e confira! Boa leitura!

1. Identifique cada cabo

Antes de iniciar o processo de organização dos cabos, é fundamental definir as prioridades. Para que o serviço seja feito de forma extremamente eficiente, é necessário seguir alguns passos relevantes. Veja quais são eles:

  • determinar a posição fixa dos equipamentos na mesa;
  • verificar se todos os cabos conectados são realmente necessários;
  • etiquetar todos os cabos a fim de saber qual é qual.

Para isso, utilize algum tipo de identificador próprio ou etiqueta para cabos, nomeando cada um deles. Isso vai facilitar muito no momento de afastar um móvel ou então mudá-lo de lugar, pois rapidamente você vai conseguir desconectar e reconectar um dispositivo específico da tomada.

2. Substitua as fiações antigas e desencapadas

É preciso substituir as fiações desencapadas e antigas. Os fios precisam ficar isolados em locais adequados como conduítes e canaletas. Geralmente, as pessoas guardam cabos carregadores de dispositivos que nem possuem mais, como de aparelhos celulares, por exemplo. Então, o mais indicado é abrir todas essas prateleiras, gavetas e caixas onde esses carregadores estão e separá-los para doação, caso ainda sejam úteis para alguém.

Não deixe de olhar também atrás dos móveis para ver se há algum cabo perdido de algum dispositivo que já foi desligado e que não está mais ali. Muitas vezes, os moradores não sabem a real utilidade de um cabo ou fio.

3. Sempre que possível, diminua o tamanho dos cabos

Alguns fios e cabos, como de energia e de som, podem ter seu tamanho reduzido. Por meio do corte ou da substituição, consegue-se reduzir a extensão desses fios facilmente. Fios menores são bem mais fáceis de serem organizados, além de facilitar o trabalho do instalador.

Para os cabos que não podem ser cortados, uma ótima alternativa é o encurtador em formato de osso. Trata-se de um acessório que enrola o cabo no meio, travando as suas extremidades e reduzindo consideravelmente o tamanho do fio.

4. Utilize organizadores de cabos

Há inúmeros tipos de organizadores para cabos e fios, como esses que são flexíveis, para juntar fios que fazem parte do mesmo conjunto, mas que se encontram soltos. Tudo o que você vai precisar fazer é unir os fios, enrolando o organizador em volta. Você pode, ainda, usar faixas de velcro ou abraçadeiras para juntar os conjuntos de fios.

Alguns utensílios são, sem dúvida alguma, grandes aliados na organização dos cabos. Esse organizador de fios flexível possui uma metodologia de uso extremamente simples, sendo, portanto, uma opção fácil, podendo ser desmontada a qualquer momento.

5. Abraçadeiras de nylon

As abraçadeiras de nylon tem a função de deixar os cabos juntos sem cobri-los, deixando-os à vista. É importante mencionar que o instalador vai ter que cortar todas as abraçadeiras, recolocando-as sempre que for adicionar ou substituir algum componente eletrônico.

6. Use os móveis como aliados

Muitas vezes as pessoas não aceitam o fato de ter que colocar os equipamentos para esconder os fios, não querendo, portanto, que eles fiquem à mostra. Em casos como esse, o instalador pode utilizar o móvel a seu favor.

É possível esconder os cabos atrás das estantes ou debaixo das mesas, utilizando grampos ou fitas adesivas. Assim, os fios ocupam apenas a parte de trás do móvel, reduzindo consideravelmente a sua visualização.

7. Utilize caixas para guardar os cabos

Uma dica é utilizar cestos ou caixas de presente para esconder os cabos e fios que estão em uso em modens, roteadores, celulares, impressoras etc. Dessa forma, eles não ficam expostos em uma prateleira ou embaixo da mesa, por exemplo.

A grande quantidade de dispositivos móveis que usamos todos os dias acaba rendendo um grande número de carregadores. De fato, organizar tudo isso pode não ser tão simples. Uma ideia incrível, que pode dar muito certo, é elaborar uma estação de carregamento.

Sua confecção é simples. Pense que você tenha dois carregadores. Faça dois furos pequenos na parte da frente de uma caixa de sapatos que você não utiliza mais, lembrando que devem ser grandes o suficiente somente para garantir que a ponta dos carregadores passe por ali, certo? Dentro da caixa, coloque um filtro de linha pequeno, contendo os dois carregadores conectados.

Pronto! Agora tudo o que você vai precisar fazer quando carregar a energia do seu gadget é puxar o fio para fora. Quando finalizar, basta colocá-lo para dentro, escondendo tudo quando não estiver sendo usado. Bem prático, não é mesmo?!

8. Incorpore fios e cabos à decoração

É fato que nem sempre é possível solucionar o problema de organização de cabos e de fios com organizadores flexíveis e abraçadeiras. Nesses casos, a melhor e mais indicada solução é usar a criatividade!

Você pode organizar os cabos deixando-os visíveis, mas de uma forma que decore o ambiente. Uma boa ideia é fixá-los na parede, criando desenhos com eles. Crie um desenho à sua escolha de modo que os cabos e fios se mantenham organizados.

9. Use os racks para organizar cabos

Os racks são ótimos aliados dos instaladores. Com o uso deles, você pode organizar os cabos de forma segura e prática, aliando profissionalismo e organização. Além disso, os cabos ficam protegidos, evitando surpresas indesejáveis, como incidentes domésticos, mal contato ou curto-circuito.

Os racks apresentam o aspecto visível agradável e, graças ao tamanho, podem ser inseridos em qualquer local. A maior parte dos racks suporta todas as tecnologias, assegurando que o trabalho do instalador seja simples e prático.

Viu como há várias maneiras de organizar fios e cabos elétricos? Não perca tempo e adote nossas dicas na sua casa ou escritório. Além de evitar que o ambiente fique esteticamente ruim, você pode mostrar a eficiência e a qualidade do serviço feito por meio da organização dos cabos.

Agora que você já sabe como organizar cabos e realizar um serviço de qualidade, aproveite para baixar o nosso e-book “Guia Completo: entenda como se dar bem no mercado de segurança eletrônica” para aprender mais!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *