Subscribe Now

Trending News

Equipe de segurança: como contratar funcionários do condomínio?
Segurança

Equipe de segurança: como contratar funcionários do condomínio?

A contratação de funcionários do condomínio não é uma tarefa simples, principalmente quando se busca uma equipe para cuidar da segurança. Afinal, a má qualidade desse serviço coloca em risco todos os moradores do local. Com o aumento da violência, morar em um condomínio é uma das opções para que as pessoas se sintam mais protegidas.

Portanto, decidimos apontar dicas valiosas que devem ser seguidas para encontrar a equipe de segurança ideal para um condomínio. Dessa forma, será possível garantir a proteção tanto dos visitantes quanto dos moradores e seus respectivos bens. Acompanhe!

Avalie o nível de necessidade de segurança

Antes de instalar um sistema de segurança e de contratar uma equipe, o ideal é fazer uma avaliação do nível de necessidade de proteção que o local requer. Essa é uma forma de garantir que as medidas tomadas serão realmente eficazes para defender o condomínio e as pessoas que transitam por ele.

Sendo assim, é necessário observar alguns fatores tanto no ambiente externo do condomínio, ou seja, no bairro e região em que está inserido, quanto no ambiente interno. Além disso, é importante avaliar a segurança perimetral já existente no local.

Ambiente externo ao condomínio

Leve em consideração a existência dos seguintes pontos importantes com relação ao ambiente externo:

  • roubos ou furtos no bairro e regiões vizinhas;
  • rotas de fuga próximas ao condomínio, que facilitem a evasão de criminosos (vias rápidas ou rodovias);
  • obras (em andamento ou abandonadas) nas proximidades;
  • terrenos baldios nos arredores;
  • delegacia ou posto policial que seja próximo ao condomínio.

Ambiente interno do condomínio

Com relação ao ambiente interno do condomínio é essencial observar a ocorrência de:

  • roubos, furtos ou vandalismo dentro do condomínio;
  • moradores com comportamento ostensivo de riqueza, que guardem grandes quantias de dinheiro ou itens de valor em casa;
  • instalação de câmeras de monitoramento nas áreas comuns;
  • política de segurança definida no Regimento Interno do condomínio.

Segurança perimetral

Ainda, é necessário examinar a segurança perimetral do condomínio. Ou seja, observar se há:

  • barreiras físicas que possam ser facilmente violadas (telas, estruturas metálicas);
  • sensores monitorados em todo o limite do condomínio;
  • complementos de segurança de choque ou cortantes acima da barreira física, tais como cerca elétrica e concertina;
  • interfone;
  • controle de acesso;
  • sistema periódico de ronda.

Esses são os principais dados a serem verificados para então passar ao passo seguinte, que é o de selecionar os funcionários do condomínio. Assim, será mais fácil determinar quantas pessoas formarão a equipe de segurança, a atribuição de cada uma e se serão necessárias melhorias no sistema de proteção já existente.

Caso você encontre dificuldade em apurar as condições que mencionamos, procure uma consultoria de segurança. Certamente os profissionais da área serão capazes de apontar os pontos vulneráveis do local e indicarão formas de sanar os problemas.

Realize entrevistas

É fundamental fazer entrevistas boas e minuciosas, principalmente por se tratar da contratação de uma equipe de segurança — uma das prioridades em um condomínio. Logo, durante a entrevista, é fundamental que seja exigido o currículo dos candidatos, bem como as referências, experiências anteriores e atestado de antecedentes criminais.

Certifique-se de que o indivíduo está habilitado a exercer as atribuições do cargo e cheque todas as informações apresentadas no currículo. Ainda, questione se ele sabe manipular bem o modelo de sistema de segurança utilizado no condomínio e se participa de treinamentos e cursos de reciclagem com certa periodicidade.

Considere a contratação de uma equipe terceirizada

Contratar uma equipe de empresa especializada é uma excelente alternativa. Afinal, os empreendimentos do ramo contam com profissionais preparados e confiáveis e realizam treinamentos e cursos de reciclagem, mantendo os funcionários sempre atualizados e preparados para diversas situações.

Além disso, de modo geral, as empresas oferecem a instalação e a manutenção de sistemas de segurança, levando em consideração a necessidade do condomínio. Desse modo, há redução de custos e a contratação de uma equipe realmente capacitada. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados a fim de garantir que você faça a melhor escolha. São eles:

  • pesquise diversas empresas e visite pessoalmente a sede de cada uma delas;
  • durante sua visita no local, pergunte a alguns funcionários sobre o nível de satisfação com o trabalho;
  • informe-se a respeito do processo de contratação e de supervisão adotados pela empresa;
  • conheça outros contratantes e procure contatá-los para atestar a qualidade do serviço prestado;
  • procure saber se há um alto padrão de rotatividade dos funcionários;
  • averígue se a empresa segue corretamente todas as leis trabalhistas, pedindo certidões negativas.

Observe as garantias oferecidas pela empresa

Além dos itens mencionados acima, é fundamental conhecer detalhes do que a empresa disponibiliza. Então, verifique se ela oferece treinamentos periódicos para os funcionários para que eles estejam sempre atualizados e bem preparados para a função.

Ainda, questione se há pessoal pronto para substituição em caso de férias ou faltas. Afinal, a segurança precisa ser mantida durante 24 horas. Caso ela também preste o serviço de instalação de sistemas de proteção, assegure-se de que os equipamentos são modernos e eficientes. Ainda é importante se certificar a respeito da manutenção deles.

Não tenha pressa de contratação

Não se precipite ao contratar os funcionários do condomínio. Mesmo que tenha entrevistado um candidato que pareça perfeito ao cargo ou visitado uma empresa que aparente ser excepcional, vale a pena pesquisar mais um pouco. Por isso, entreviste várias pessoas e visite várias empresas.

A pressa em contratar pode fazer com que os currículos e as empresas de segurança não sejam analisados corretamente. Consequentemente, poderão surgir inúmeros aborrecimentos ao admitir um serviço que não está de acordo com o esperado pelos moradores. Além disso, vale lembrar que a segurança estará comprometida e, com isso, os riscos de grandes prejuízos serão maiores.

Enfim, a contratação de funcionários do condomínio é uma tarefa que precisa ser feita com calma e com uma análise minuciosa dos pontos citados. Afinal, somente dessa forma poderá ser atendida a segurança — uma das principais prioridades dos moradores e visitantes de uma área condominial.

Gostou deste post? Caso tenha ficado com dúvidas ou tenha alguma dica que não mencionamos, deixe um comentário abaixo. Compartilhe suas ideias e opiniões sobre o assunto com os demais leitores!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *