Subscribe Now

Trending News

Estratégias de trade marketing: como melhorar o ponto de venda?
Vendas

Estratégias de trade marketing: como melhorar o ponto de venda?

Aqueles que querem melhorar o ponto de venda, promover a marca ou vender cada vez mais precisam conhecer algumas estratégias de trade marketing. Se você não compreende o motivo para isso, é importante ficar atento. Aqui, vamos explicar a você o conceito, falar da relevância, da função e, principalmente, de como aplicar na prática.

Você vai conferir, ainda, algumas estratégias de trade marketing para melhorar a experiência do cliente e certamente vai se identificar com elas. Como o mercado é extremamente competitivo, não é possível crescer sem parcerias. E esse é exatamente um dos princípios do trade marketing.

Quer saber mais sobre esse conceito tão relevante? Então continue acompanhando e aproveite para melhorar o ponto de venda no seu negócio! Boa leitura!

O que é trade marketing

Trade marketing trata-se de uma estratégia que promove o contato entre o fabricante e o consumidor final por meio de distribuidores parceiros. O propósito maior é aumentar as vendas acompanhando a mudança de hábitos dos clientes e o crescimento do mercado. Por meio dessa estratégia, quem produz sai ganhando, afinal, promove sua marca, e claro que aquele que distribui também ganha, uma vez que fatura mais.

Hoje em dia, aqueles que pensam em trade marketing projetam parcerias, até porque os resultados conquistados dependem da integração entre os times de venda e de marketing de ponta a ponta. Só dessa forma o que chega ao distribuidor pelo fabricante acaba atendendo com maior precisão o que o consumidor deseja.

Qual a importância do trade marketing

Dois grandes motivos para apostar em uma estratégia de trade marketing são promover a marca e maximizar as vendas. No entanto, existem várias outras vantagens que podemos citar aqui para você.

Por exemplo, outro grande benefício é que ele ajuda a manter e a estabelecer relacionamentos com os principais contatos da cadeia de suprimentos. Em linguagem bastante clara, como quem vende depende de quem produz, e vice-versa, é imprescindível preservar o espírito de parceria.

Para que serve o trade marketing

Conforme os anos passam e a marca de uma empresa passa a se consolidar no mercado de atuação, o trade marketing passa a se dedicar bem mais à criação de planos para os clientes.

Sem contar que ele serve para manter as equipes de marketing e de vendas marketing em sintonia, aumentando, assim, as chances de melhorar o posicionamento dos produtos ou serviços. A verdade é que não faltam motivos para você estudar o trade marketing a fundo e, claro, construir a sua estratégia.

4 estratégias de trade marketing para melhorar experiência do cliente

Conheça as principais estratégias de trade marketing a seguir para que você possa criar  melhor experiência do cliente!

Invista no visual da empresa

Certamente você já ouviu dizer que o merchandising é toda a ação de marketing realizada no ponto de venda, não é verdade? Bom, aqui deve-se incluir banners, outdoors, faixas, cartões, flyers, panfletos e muito mais. Ou seja: é tudo que tem como objetivo destacar a marca perante as outras no mercado.

O merchandising ajuda muito no momento de o consumidor tomar a sua decisão final. Isso ocorre porque o cliente tende a considerar a parte visual da empresa. Logo, investir nesse quesito é extremamente relevante.

Trabalhe na sua marca (branding)

Você sabe o que é branding? Em suma, o branding é a gestão inteligente da marca, com a finalidade de conquistar o coração e a mente dos consumidores a partir de várias ações estratégicas.

Por isso, é sempre fundamental pensar em abordagens que vão chamar visualmente a atenção dos consumidores e promover a interatividade com eles. Uma boa ideia é criar incentivos comerciais, como comissões ou gratificações para os vendedores e distribuir amostras grátis para os gestores durante eventos.

Esses são ótimos exemplos de ações que podem ser aplicadas, fazendo com que os distribuidores se lembrem da sua empresa. Além disso, como um dos propósitos do branding é criar um bom relacionamento entre o fornecedor e o distribuidor, é importante usar do poder do e-mail marketing e das redes sociais para garantir uma comunicação mais humanizada.

Tenha organização e atenção às gôndolas

Outra estratégia de trade marketing para que você possa aplicar na sua empresa é a organização e atenção às gôndolas. De forma geral, você vai precisar de técnicas, que buscam a disposição de produtos correlatos próximos um dos outros nas gôndolas, como o cross merchandising. Outro ponto importante é dispor os principais produtos ou serviços que deseja vender na altura dos olhos do comprador.

Utilize aplicativo de trade marketing

Outra técnica indispensável é utilizar o que a tecnologia tem a oferecer de melhor. Com tantas métricas e dados esparsos, é essencial otimizar a relação entre o consumidor e sua empresa. E é exatamente aí que entram os aplicativos de trade marketing para saber o comportamento dos clientes nos canais de distribuição e PDV.

Além disso, os aplicativos também ajudam a gerir a ação dos promotores, fazendo a integração de duas técnicas infalíveis em apenas um app que pode ser acessado de onde estiver. E, claro, contribui para que possam ser feitas  campanhas e promoções, conforme as informações obtidas por esse recurso tecnológico imprescindível no trade marketing.

Como fazer trade marketing

Não há uma fórmula mágica para fazer trade marketing, pois tudo vai depender exclusivamente de características próprias do seu negócio e do segmento do mercado. Mesmo com ações que sejam de fácil execução e bem simples, é fundamental dar atenção a alguns fatores especiais.

Não se pode correr o risco de se arriscar sem planejamento e sem estratégia, colocando todo o trabalho a perder. Pensando nisso, selecionamos alguns pontos indispensáveis para o sucesso da sua estratégia de trade marketing. Confira!

Descubra as necessidades do distribuidor do seu produto ou serviço

Uma ótima maneira de conseguir as informações que você necessita é fazer uma simples pesquisa com os próprios distribuidores do seu produto ou serviço para conhecer mais sobre eles, sobre o que desejam, o que pensam e pelo que se interessam.

Alinhe os objetivos da sua empresa com a necessidade do distribuidor

É preciso que você crie um relacionamento com o distribuidor de forma efetiva. Essa é uma daquelas verdadeiras situações em que “uma mão lava a outra”, certo?

Trabalhe na sua marca

É sempre interessante pensar em abordagens que vão chamar a atenção dos clientes de forma visual e promover a interatividade com eles.

Defina um cronograma para sua estratégia

Como todo tipo de marketing, para que seja bem-sucedido, o trade marketing vai exigir um cronograma para guiar a execução das estratégias.

Execute

Assim que estiver com o plano de marketing montado, é chegada a hora de executar as estratégias. Tudo precisa ser pensado detalhadamente para que o trabalho não corra riscos.

Monitore os resultados da sua estratégia

Quem investe em qualquer ação de marketing deseja saber se ela está trazendo os resultados desejados ou não, concorda? Toda estratégia tem seu ROI, isto é, o retorno sobre o investimento. Acompanhar e analisar os números atingidos são ótimas formas de ver os acertos e de identificar onde a estratégia está errando, tendo a segurança de estar no caminho certo.

Agora que você já conhece as principais estratégias de trade marketing já pode melhorar o ponto de venda, criando melhor experiência do cliente e auxiliando nas vendas. Aproveite para colocá-las em prática agora mesmo e obter resultados satisfatórios para a sua empresa!

Gostou do texto? Aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais, pois assim os seus amigos também podem aprender mais sobre as estratégias de trade marketing!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *