Blog

O que é, por que usar e como usar a fechadura magnética?
Tecnologia

O que é, por que usar e como usar a fechadura magnética?

Muitas vezes utilizada por meio de cartões especiais de acesso, principalmente em hotéis, a fechadura magnética vem expandindo as suas funcionalidades com a evolução direta da segurança eletrônica. Esse produto se tornou mais versátil e adaptável a todo tipo de empreendimento ou residência.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para que você entenda o que é e os diversos benefícios desse equipamento. Além disso, vamos apresentar uma solução ideal para você modernizar todo o seu sistema de segurança sem precisar recorrer à importação. Boa leitura!

O que é a fechadura magnética?

Uma fechadura ou trava de porta magnética é uma espécie de bloqueio que funciona por meio de corrente elétrica. Assim, com a resistência gerada pela corrente, as portas suportam um grande nível de pressão. Desse modo, caso elas sejam forçadas a abrir, elas resistirão sem o uso do controle de acesso estabelecido pelo proprietário.

A porta pode ser destrancada remotamente e ser habilitada de duas formas principais: pressionando uma campainha externa ou utilizando um sistema mais sofisticado de controle de acesso. Assim, com um teclado, leitor de cartões ou scanner biométrico, um sistema de controle de acesso verifica a identidade de cada pessoa e realiza o desbloqueio da porta para usuários autorizados.

Quais as diferenças em relação aos outros tipos?

Existem no mercado outros tipos de fechaduras, que variam não somente no que se refere a mecanismos e tecnologias empregados, mas também a nível de segurança, praticidade e custo-benefício. Vamos, então, elencar as principais diferenças entre a fechadura magnética, ou de eletroímã, e as demais.

Fechadura solenoide

Com acabamento simplificado e delicado, ela é muito indicada para instalações internas. Se for instalada em portas de aço e madeira, fica muito discreta, pois é embutida. Além disso, é muito silenciosa e pode ser automatizada.

O funcionamento é simples: utilizando um acionador (que funciona por sequência numérica ou controle remoto), o pino retrai, liberando a porta. Assim que a porta fecha, após o tempo programado, o pino a trava novamente.

Fechadura elétrica

Essa é mais comum em portões externos de condomínios e prédios e faz um estalo baixo quando acionada. Com um custo menor, funciona com travamento mecânico e, por isso, pode isso tem uma durabilidade menor.

Modelos digitais

Esses são mais indicados para um uso individual, como em um escritório ou em casa. Isso ocorre porque, apesar de terem sido feitos para dar bastante conforto e segurança, não suportam um trânsito muito intenso de pessoas.

Existe uma grande variedade no mercado, que promete bastante praticidade. Por exemplo, algumas fechaduras podem ser acionadas por biometria, reconhecimento fácil, tags (cartões de proximidade) entre outros controladores de acesso.

Mas como a fechadura magnética funciona? É o que você vai descobrir agora.

Como funcionam as fechaduras de eletroímã ou magnéticas?

Você se lembra de como funciona o magnetismo? Para compreender bem como funcionam as fechaduras magnéticas, é necessário revisitar o conceito. A melhor maneira de explicar como funcionam esses inovadores equipamentos é começando por um breve resumo sobre os polos magnéticos.

Um ímã tem um polo norte e um correspondente ao sul. Como já virou clichê em explicações desse tipo, os semelhantes se repelem, enquanto os polos opostos se atraem. Os elementos que possuem essas características são conhecidos como ímãs permanentes.

O efeito magnético ocorre em três desses elementos: cobalto, níquel e ferro. Eles são os materiais utilizados na composição de uma fechadura magnética e podem ser estruturados de forma organizada com o uso de corrente elétrica para reforçar as travas de portas.

A corrente elétrica é, justamente, a potência que determina como funcionam as travas magnéticas. Assim, a natureza do mecanismo influencia diretamente no funcionamento da fechadura. Dessa forma, utilizando os princípios básicos do magnetismo, essas ferramentas funcionam por meio de uma corrente elétrica destinada a produzir uma força magnética poderosa.

A placa de armadura (armature plate, ou blanque, na versão brasileira) é um dos grandes diferenciais do equipamento. Basicamente, trata-se uma placa de alta qualidade e resistências que facilita a atração de ímãs.

A placa é anexada à porta e os ímãs à moldura dela. Quanto maior a qualidade da trava eletromagnética, maior é a força de retenção. Essa fechadura cria um campo magnético, fazendo com que um eletroímã e uma placa de armadura sejam atraídos um pelo outro com força suficiente para impedir a abertura forçada da porta.

Por que usá-las?

As fechaduras magnéticas são consideradas um dos meios de bloqueio mais seguros que você pode ter, já que os ímãs que as compõem são extremamente confiáveis e resistentes a qualquer tipo de sabotagem.

Além disso, as fechaduras contam com um meio rápido e simplificado de instalação, que proporcionam e permitem um acesso mais ágil dos visitantes ao interior da propriedade. Esse fator faz com que elas sejam uma escolha especialmente popular para escritórios, residências e comércios em geral.

Como as fechaduras exigem energia para permanecerem bloqueadas, isso permite que elas sejam automaticamente desbloqueadas em casos de emergência. Isso facilitaria a saída de pessoas em uma situação em que uma evacuação rápida fosse necessária.

Assim, ao mesmo tempo em que oferecem uma resistência que pode chegar até os 180 quilos de pressão em algumas oportunidades, esses produtos são versáteis o suficiente para oferecer uma saída rápida das pessoas em uma situação emergencial — o que não ocorreria com as fechaduras comuns. Vamos supor que há um incêndio e todas as portas estão trancadas: quanto tempo levaria para liberá-las?

Além disso, com a opção magnética, não é necessário o uso de chaves, dispensando a realização de cópias. As pessoas que estejam dentro do recinto podem conceder acesso a outras de forma rápida. Por fim, elas não se desgastam com o tempo, o que ocorre de forma recorrente com as opções mais tradicionais.

Onde encontrá-las?

Felizmente, não é necessário desembolsar uma fortuna com produtos importados e manuais confusos: é possível encontrar uma opção de alto nível em nosso próprio país. A Trava Magnética 180KGF (GS0094) é um lançamento recente da Giga Security adequada para diferentes tipos de porta.

Assim, é possível, instalar o equipamento em estruturas de madeira, vidro, metal ou até mesmo em portas à prova de fogo. Como também acontece nos produtos de padrão internacional, a fechadura magnética da Giga Security pode ser integrada a diferentes controles de acesso, interfonia e sistemas de comunicação interna em geral.

O acabamento é robusto, trabalhado em alumínio para reforçar a durabilidade do produto e a força de tração chega aos 180Kg. Ela é compatível também com sistemas Stand Alone, assim como estruturas de Videoporteiro. O produto é versátil o suficiente para garantir o uso otimizado em ambientes comerciais, residências, condomínios e empreendimentos de diferentes portes em geral. Em todos eles, a fechadura vai trazer segurança e conforto para o usuário.

Além disso, ela oferece um meio de abertura rápida, ideal para esvaziar a propriedade em situações críticas. Como pudemos ver no post, esse equipamento combina um profundo conhecimento em física com estruturas robustas e tecnologias de ponta. Todo esse trabalho em conjunto resulta em uma peça resistente o suficiente para aguentar, com sobras, pressões causadas por tentativas de invasão.

Contudo, a fechadura magnética ainda proporciona um meio mais rápido de liberar a saída de pessoas em casos de emergência. Se há um princípio de incêndio em um edifício, por exemplo, a evacuação é imediata, já que as travas podem ser liberadas com o corte da energia realizado pelas autoridades.

Como escolher uma fechadura magnética?

Elas são comercializadas com classificações ou níveis diferenciados, que vão de 150 kgf até 1.000 kgf. Em portões externos, nunca selecione fechaduras que não suportam cargas acima de 250 kgf.

É importante levar em conta também que a fechadura eletromagnética recebe alimentação elétrica constante. Assim, para permanecer fechada, precisa estar eletrificada. Se a energia acabar, ela destrava. Dessa forma, o uso de um nobreak é indispensável para garantir a segurança. Caso haja a possibilidade de falta de energia durante longos períodos, um gerador também será necessário.

Pelo mesmo motivo, é importante que a fiação não fique exposta, pois uma pessoa mal-intencionada pode facilmente cortá-la com uma faca ou tesoura para interromper o fornecimento de energia no dispositivo. A instalação precisa ser embutida para eliminar esse risco.

Ao escolher a fechadura, é importante levar em conta algumas características da instalação:

  • Em que local será aplicada? Em ambientes externos, onde ficará exposta ao tempo? Ou em locais fechados, dentro do imóvel?
  • Em que tipo de porta será aplicada? Madeira, vidro ou aço?
  • Lidará com um alto fluxo de pessoas?
  • O local exige um acabamento sofisticado?

As respostas a essas perguntas poderão guiar as escolhas pelo melhor modelo. Vale lembrar que as fechaduras magnéticas são compatíveis com todos os controles de acesso, seja por meio de senha numérica, seja em sistemas mais modernos, como biometria.

No geral, o mecanismo das fechaduras eletromagnéticas apresenta uma ampla flexibilidade de aplicações, proporcionando segurança, conforto e praticidade ao seu dia a dia.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre essa solução digital da Giga Security? Então, entre em contato conosco e conheça mais sobre esse equipamento e sobre o nosso trabalho!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *