Subscribe Now

Trending News

Como fidelizar os clientes de segurança eletrônica?
Vendas

Como fidelizar os clientes de segurança eletrônica?

Fidelizar clientes já se tornou algo prioritário nas empresas e com os prestadores de serviços, isso não é diferente. Contudo, não há como atingir esse objetivo sem conhecer cada vez melhor a sua base de clientes, mantendo-se ao seu lado e oferecendo soluções rápidas e eficazes para as suas necessidades.

É possível afirmar, de modo geral, que os clientes desejam se sentir conhecidos e, principalmente, reconhecidos por você. Quando eles notam que seus desejos são efetivamente compreendidos pelo seu negócio, isto é, que você sabe identificar o que eles precisam e quando precisam, certamente eles terão suas expectativas amplamente superadas.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, excelentes dicas para ajudar você a fidelizar clientes e, assim, alavancar os resultados do seu negócio. Boa leitura!

mercado de segurança eletrônicaPowered by Rock Convert

Ofereça um bom atendimento

Oferecer bons atendimentos aos clientes é, sem dúvida, um dos mais importantes diferenciais de qualquer prestador de serviço, já que cada profissional possui a sua própria forma de fazer isso.

Atender cada cliente como eles gostariam de ser atendidos é uma premissa básica. Trata-se, portanto, de se colocar no lugar do seu cliente. Isso implica em conhecer suas necessidades e preferências, além de desenvolver a capacidade de captar quaisquer sinais dados por eles a fim de adequar sua abordagem.

Sendo assim, evite “empurrar” produtos e/ou serviços para os seus clientes. Mesmo que você saiba que determinadas alternativas são as mais indicadas, concentre-se, antes de mais nada, em escutar e compreender precisamente o que eles procuram.

Premie indicações

Em qualquer negócio, inclusive no seu, a melhor propaganda é um cliente que, de tão satisfeito, sinta-se à vontade para falar bem de seus serviços para os seus amigos e familiares.

Hoje em dia, com a internet e as diversas tecnologias disponíveis, as indicações dos clientes adquiriram uma relevância inédita, à medida que podem alcançar milhares de pessoas.

É altamente recomendável estimular ainda mais esse tipo de comunicação entre os clientes atuais e os potenciais, premiando as indicações de acordo com as características gerais do seu negócio e as especificidades de cada cliente que o indicou.

Invista em pós-serviço para saber se tudo está funcionando bem

Outra dica bastante útil para fidelizar clientes consiste em investir em pós-serviço, o que, atualmente, nem todos os prestadores de serviço fazem. Contudo, prolongar a experiência de compra dos seus clientes é um ótimo incentivo para que ele volte a fechar negócio com você.

Para tanto, você poderá contatar os seus clientes para receber feedbacks sobre os serviços prestados e se colocando à disposição para esclarecer eventuais dúvidas com rapidez. Tenha em mente que as reclamações devem ser bem recebidas, pois elas contribuem para qualificar as vendas e, também, os atendimentos futuros.

Esteja sempre solícito

A primeira impressão que o cliente terá de você é um elemento de tal importância que, de modo algum, deve ser negligenciado. Afinal, será bastante difícil (e, em alguns casos, impossível) mudá-la depois.

Como você só terá uma chance de deixar uma ótima primeira impressão, lembre-se de utilizar pronomes de tratamento corretos e adequados para aquele momento. Tudo isso para atender com a máxima solicitude todos os que entrarem em contato profissional com você.

Muitos profissionais têm o péssimo hábito de empurrar produtos e/ou serviços logo no primeiro contato com os clientes. Em vez disso, ouça as demandas reais de cada cliente em potencial e ofereça soluções que, de fato, funcionem para ele. Essa atitude é muito mais produtiva do que tentar convencê-los a contratar serviços que, a princípio, não seria o foco do cliente.

Priorize a resolução do problema

Há diferentes tipos de pessoas e, por esse motivo, o seu atendimento necessita ser personalizado. Isso porque a sua comunicação e poder de convencimento serão mais eficazes.

É altamente recomendável se preparar para lidar com todos os tipos de personalidades, por exemplo: um indivíduo impaciente tende a se sentir desconfortável caso você faça muitas perguntas, ao passo que alguém mais formal tende a não confiar em profissionais que fazem muitas brincadeiras. Busque oferecer a solução dos problemas de seus clientes e, assim, atender as expectativas geradas. É fundamental identificar exatamente o que eles estão buscando.

Caberá a você analisar quais são as soluções ideais para atender cada necessidade dos clientes, visando aconselhá-los da melhor forma possível. Encantar os clientes implica em aprimorar o chamado “jogo de cintura”. É justamente essa adaptabilidade que deixa as comunicações mais eficientes e as vendas mais certeiras.

Não se esqueça de ser disciplinado em relação aos seus prazos, projetos e planejamentos, implementando melhorias contínuas e agindo rápido. Dessa forma, você terá sempre bons relacionamentos com os clientes e aumentará os índices de fidelização.

Reconheça e agradeça os clientes

Fidelizar os seus clientes trata-se de mostrar e reconhecer do melhor modo possível toda a sua apreciação por eles. Portanto, busque manter contato sempre que isso se mostrar oportuno.

Enviar cartões de Natal, brindes, desejar-lhes feliz aniversário, premiar indicações (conforme mencionado) ou quaisquer outros tipos de felicitações: são essas pequenas coisas que trazem sua base de clientes mais perto de você e fazem as pessoas se lembrarem do seu negócio.

Tal reconhecimento não mostrará apenas que você se importa com eles, mas abrirá portas para receber feedbacks úteis, a partir dos quais poderá moldar o seu negócio para o futuro.

Ouça sempre o que os clientes têm a dizer

As redes sociais criariam a possibilidade de que os consumidores encontrem as informações que buscam em relação a quase todos os serviços e produtos existentes. Além disso, facilitam o estabelecimento do contato com as empresas por meio de canais alternativos.

Se, por um lado, isso ajuda a estreitar o relacionamento entre você e os seus clientes, por outro, pode representar um problema se as pessoas forem ignoradas nessas plataformas. Nesse contexto, a comunicação deve ser uma via de mão-dupla. Enquanto profissional, você deve se comprometer a ouvir o que os clientes têm a dizer, sejam quais forem os canais de comunicação utilizados.

Convém ressaltar, por fim, que fidelizar clientes traz o seguinte benefício adicional: eles podem mencionar alguns detalhes que tenham passado despercebidos e, talvez, afetem os níveis de satisfação dos demais clientes no futuro.

Gostou do artigo? Então, assine a nossa newsletter e não perca os melhores conteúdos sobre tecnologia e segurança eletrônica!

Posts relacionados

4 Comentários

  1. Francisco Leite de Freitas

    Bom dia, confesso ser um admirador do produto giga, embora usuário de alguns itens intelbras, a marca giga tá me convencendo a adquirir , itens de segurança, inicialmente me surpreendeu a qualidade da imágens, mas com o tempo tem diminuído a nitidez, não sei a razão mas tenho observado isso

    1. Giga Security
      Giga Security

      Olá, Francisco! Como vai? Poderia me enviar os detalhes através do e-mail: grupogiga@grupogiga.com.br

      Iremos avaliar o modelo e etc, para entender se foi algo pontual ou algo que podemos trabalhar junto à nossa equipe de qualidade.

      Agradecemos o retorno.

  2. Douglas

    Vocês tem cursos em São paulo

    1. Giga Security
      Giga Security

      Olá, Douglas!

      Por favor, encaminhar e-mail para andre@grupogiga.com.br

      Instrutor da região poderá ajudá-lo.

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *