Subscribe Now

Trending News

Fim do expediente: dicas para sair do trabalho com segurança
Segurança

Fim do expediente: dicas para sair do trabalho com segurança

Uma das preocupações de muitos comerciantes é a violência urbana. Na maior parte das vezes, as lojas costumam ser os alvos preferidos de bandidos, principalmente no fim do expediente, período em que o caixa está cheio e o local está mais tranquilo.

Como tem sido uma ação frequente, é fundamental que você esteja preparado para qualquer tipo de situação que venha a acontecer em seu estabelecimento, apostando em todas as precauções possíveis.

Apesar de não existir um procedimento que deixe seu local de trabalho totalmente protegido da ação de bandidos, neste post reunimos dicas infalíveis para aumentar a sua segurança e evitar que sua loja seja suscetível a esses crimes. Continue acompanhando!

Ligue os alarmes

Nunca se esqueça de ligar os alarmes antes de ir embora. Contar com esse equipamento é essencial, considerando que durante a noite o comércio está mais suscetível aos furtos. Isso faz com que o seu prejuízo seja bem menor.

Vale lembrar que os assaltos em comércios não acontecem de repente. Muitas vezes, existe uma sondagem antecipada para avaliar o grau de dificuldade para realizar a ação. Desse modo, quando percebem que a loja está bem preparada, a chance da desistência é maior.

Investir em um sistema de alarme monitorado é uma excelente solução para os lojistas, uma vez que esses recursos possibilitam a identificação de abertura de portas e janelas, além de constatar a presença de pessoas em horários e locais proibidos no estabelecimento.

Esse tipo de serviço pode ser terceirizado, embora você possa fazer esse controle. A vantagem é que com a terceirização seu estabelecimento terá o apoio da equipe de monitoramento 24 horas, que será responsável por comunicar a você e às autoridades sobre uma invasão.

A instalação de um bom sistema também garante mais credibilidade ao estabelecimento, dado que com o elevado índice de roubos, os clientes dão prioridade aos locais em que se sentem mais seguros e confortáveis de comprar.

Acione sensores infravermelho

O acionamento desses sensores limita o campo de ação de possíveis invasores. Por meio de luzes de infravermelho, o equipamento reconhece a variação de temperatura no ambiente assim que um elemento atravessa a linha de transmissão de fótons.

Por exemplo, se a temperatura for de 36,5 °C a 40 °C, o alarme é disparado na hora, pois esse valor corresponde ao calor emitido pelo corpo humano.

Contudo, para que o aparelho funcione corretamente, é importante oferecer a devida atenção na hora de instalar, como posicioná-lo longe de uma fonte de calor ou de plantas para não haver disparos de alarmes falsos.

Lembre-se também de verificar o nível de bateria dos sensores para evitar que parem de funcionar durante uma queda de energia. Inclusive, prefira os aparelhos com proteção contra luzes brancas e raio UV, assim você pode ficar despreocupado no caso de acioná-los sob lâmpadas fluorescentes ou iluminação do sol.

Tranque todo o comércio

Independentemente de quem seja o responsável por trancar toda a loja no final do dia, mantenha a atenção completa e o controle de todos os acessos. Trave as janelas, feche cortinas e persianas, tranque muito bem as portas de todos os setores e feche todos os armários para manter a organização.

Lembre-se de ativar os alarmes e todos os outros equipamentos existentes para a segurança do seu comércio para garantir a segurança do local. Além disso, se você colocar uma pessoa para essa função, é imprescindível que ela seja de total confiança.

Preocupe-se com a iluminação

Ter uma fachada bem iluminada evita que pessoas mal-intencionadas invadam o estabelecimento. Como grande parte dos roubos e furtos acontecem no período da noite, a iluminação funciona como um impeditivo.

Por isso, ilumine todas as laterais do comércio, incluindo possíveis espaços estreitos e estacionamentos, os quais podem funcionar como facilitadores dos bandidos no caso de ambientes muito escuros.

Além da iluminação convencional, uma dica é instalar lâmpadas de LED com sensores de presença em determinados pontos estratégicos para inibir ainda mais as ações de vandalismo.

Observe a movimentação da rua antes de sair

É importantíssimo se certificar de que não há nenhuma movimentação estranha no entorno do comércio antes de ir embora. Nessas situações, volte para o estabelecimento, tranque tudo e ligue para alguém buscá-lo e acompanhá-lo até o transporte público, carro ou em casa mesmo.

Caso não perceba nada de estranho logo que sair, procure ficar atento às pessoas que estão ao seu redor e nos que tentam se aproximar de você. Para isso, é importante evitar distrações, como o uso de fones de ouvido e ceder a uma conversa com desconhecidos.

Outra recomendação é ter cuidado com bolsas e carteiras, principalmente em locais de muito movimento. Ande com as bolsas e mochilas na parte da frente do corpo e busque colocar a carteira no bolso da frente, seja da sua calça ou da mochila. Isso evita que pessoas furtem seus pertences.

Invista em um bom sistema de segurança eletrônica

Com os avanços tecnológicos, é impossível não aproveitar os recursos oferecidos para otimizar a segurança da sua loja. Ainda mais com o surgimento das soluções de monitoramento remoto, que contribuem bastante com essa questão.

Hoje em dia, é possível supervisionar ambientes externos e internos por um circuito de câmeras de alta resolução, por exemplo. Por isso, mesmo que todas as dicas citadas sejam essenciais para a segurança do seu comércio, uma das melhores medidas preventivas são os sistemas de segurança eletrônicos.

A vantagem dos equipamentos de monitoramento a distância é a economia que gera financeiramente, uma vez que o controle de todos os dispositivos são realizados por meio de um único terminal de acesso.

Instalar esse tipo de tecnologia para a segurança do comércio e de todos os colaboradores é uma maneira de afastar pessoas mal-intencionadas. Dessa forma, é sempre bom inserir sinalizações pela empresa, informando a todos que a loja é monitorada e tem um sistema de segurança.

Você gostou dessas dicas para manter a sua segurança e do seu comércio no fim do expediente? Aproveite a visita e assine a nossa newsletter. Assim, você receberá todas as nossas atualizações em seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *