Subscribe Now

Trending News

Como escolher bons fornecedores de equipamento de segurança?
Produtos

Como escolher bons fornecedores de equipamento de segurança?

Garantir uma boa escolha de fornecedores de equipamentos de segurança pode ser determinante para o sucesso ou o fracasso do seu negócio. Afinal, o relacionamento que será estabelecido, os serviços que serão prestados e os produtos que serão entregues terão impacto direto sobre os produtos e/ou serviços comercializados pela sua empresa.

Consequentemente, os seus fornecedores influenciam, também, a forma pela qual a sua marca é percebida pelos clientes. Portanto, é preciso levar em consideração a necessidade de estabelecer uma verdadeira parceria, regida pelo profissionalismo e confiança mútua.

Para ajudar você a atingir esse objetivo, apresentamos, ao longo deste artigo, alguns dos elementos que você deve observar na escolha dos seus fornecedores. Fique atento a eles e boa leitura!

Materiais de qualidade

Avaliar a qualidade dos materiais é essencial para assegurar o êxito dos seus negócios. Sendo assim, converse com possíveis fornecedores, a fim de solicitar amostras de materiais e produtos. Nesse ponto, é necessário focar em avaliações delicadas e profundas.

Averígue todos os detalhes, conferindo se os produtos são capazes de atender as necessidades da sua organização, se eles são condizentes com aquilo que você deseja oferecer aos seus clientes e se os concorrentes contam com algo pior ou melhor.

Caso os materiais não sejam produtos finais, isto é, que serão diretamente vendidos para a sua base de clientes, faça testes para decidir se realmente será positivo aliar esses produtos com a imagem da sua organização.

Tenha em mente que materiais de qualidade contribuem para que fidelizar os seus clientes, um item crucial para a longevidade e o sucesso da sua empresa.

Preços

Embora a qualidade seja absolutamente essencial, os preços possuem uma gigantesca importância. Não se esqueça de que, além dos preços de compra, você terá que incluir todos os custos envolvidos nesse processo (fretes, impostos e, obviamente, as suas margens de lucro).

Quando chegar o momento de fazer as contas, observe quais serão os preços finais que você conseguirá oferecer aos seus clientes e se eles podem ser competitivos no mercado. Pesquise a concorrência, verificando se as outras empresas do seu segmento de atuação possuem preços semelhantes e qualidade parecida.

Lembre-se, também, de analisar a sua própria empresa, identificando as formas pelas quais os custos oferecidos pelos fornecedores podem (ou não) ser convenientemente absorvidos por sua organização sem, para isso, comprometer o seu poder de compra nas demais áreas.

Cumprimento de prazos

Selecione um fornecedor de equipamentos de segurança que trabalhe com prazos que se enquadram no planejamento do seu negócio. Para tanto, você não deve avaliar somente o tempo, mas as condições financeiras e comerciais. Isso significa que você deve verificar se existem condições especiais, quantidades mínimas, prazos de pagamento etc.

Sem embargo, observar os processos e as medidas adotadas pela empresa para assegurar o cumprimento dos prazos é uma tarefa que, devido a sua importância, não deve ser negligenciada. Fornecedores desorganizados podem levar a sua organização a perder os seus próprios prazos.

Empresa de renome

Para analisar o renome de um fornecedor, você precisará verificar o tempo em que ela atua no mercado, isto é, com quais clientes e projetos ela trabalhou e quantos anos possui de experiência.

É claro que empresas jovens podem ser altamente qualificadas, assim como empresas com vários anos no mercado podem ter perdido as condições que permitiam oferecer equipamentos de qualidade.

Dessa forma, além de conferir o histórico, você deve checar a avaliação dos antigos e atuais clientes. A partir da utilização de ferramentas online, analisar esse critério tornou-se bem mais fácil: verifique as avaliações do possível fornecedor em seu site e em seus perfis nas redes sociais.

Condições financeiras

Os fornecedores que se encontram em más condições financeiras têm maiores chances de não se mostrar apto a arcar com os compromissos acordados. Logo, a estabilidade financeira é um critério relevante para quem deseja tomar uma decisão informada.

Antes de concluir o negócio, peça para analisar os balanços e os principais índices da empresa em questão. Além de obter indicativos úteis para compreender a sua capacidade de gestão, o livre acesso a esse tipo de informação pode representar o primeiro passo no sentido de construir um relacionamento baseado na transparência.

Bom atendimento

Para identificar uma empresa que tenha bom atendimento não há um método definitivo e válido para todos os casos, embora seja possível elencar certos aspectos gerais que merecem ser observados, tais como:

  • empatia e simpatia: personalidade agradável dos representantes da empresa e capacidade dos atendentes colocarem-se “no lugar” de seus possíveis clientes;
  • educação, dedicação e atenção;
  • agilidade;
  • paciência;
  • atenção e comprometimento em oferecer soluções adequadas aos problemas apresentados;
  • ambiente agradável;
  • linguagem acessível: termos complicados e excessivamente técnicos devem ser evitados, principalmente, nas primeiras interações;
  • segurança nas sugestões e orientações transmitidas

Serviços disponibilizados

Os materiais fornecidos podem ser excelentes e os preços, razoáveis. Todavia, se o fornecedor de equipamentos de segurança não conseguir atender as suas demandas, então, não deverá ser considerado um bom parceiro.

Um bom fornecedor apresenta todos esses pontos positivos, agregando-lhes a capacidade de atendimento às solicitações e demandas, estando ao seu lado quando você mais precisar.

Isso envolve entregas em dia, condições facilitadas de pagamento, políticas adequadas de trocas (quando existir algum problema), garantias e, também, a segurança de que dará conta da demanda.

Outro elemento que não pode ser desconsiderado nos dias atuais consiste na logística reversa. Tanto mais se os equipamentos apresentarem alguma componente química capaz de impactar negativamente o meio ambiente.

Questione o seu fornecedor a respeito de suas práticas para receber de volta materiais antigos de uma mesma categoria que já perderam sua funcionalidade. Esse é um incrível diferencial e que assegura a sua responsabilidade para com os seus parceiros e a sociedade como um todo.

Os seus clientes certamente apreciarão essas características e se sentirão parte de uma causa maior, em prol da preservação da natureza e da própria vida na terra.

Cumpre ressaltar, por fim, que, após verificar criteriosamente todos os aspectos abordados até aqui, você poderá ficar bem mais tranquilo ao escolher fornecedores de equipamentos de segurança, fechando contratos benéficos e vantajosos para ambas as partes.

Gostou do artigo? Então, entre em contato conosco e conheça as melhores soluções em segurança eletrônica para empresas, hotéis e residências!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *