Subscribe Now

Trending News

HVR, DVR ou NVR: qual o melhor sistema de gravação?
Produtos

HVR, DVR ou NVR: qual o melhor sistema de gravação?

Essencial a qualquer circuito de câmeras, o sistema de gravação e armazenamento de imagens é um tema importante aos fornecedores de soluções de segurança eletrônica. Pensando nisso, elaboramos este post para colocar um ponto final em uma pergunta recorrente no setor.

Afinal de contas, qual o melhor sistema: HVR, DVR ou NVR? Não perca tempo e descubra agora nesta leitura!

O avanço tecnológico das soluções de monitoramento

A corrida tecnológica não é um segredo para ninguém. Hoje em dia, a certeza do avanço é tamanha que mal ficamos surpresos com as novidades que surgem todos os anos, trazendo melhorias significativas e óbvias ao segmento, com lentes melhores, resoluções maiores, armazenamento mais rápido, conectividade mais ágil e durabilidade aumentada.

Mas não é porque hoje surfamos em uma onda de melhorias em massa que isso sempre tenha sido assim. Na realidade, quanto mais regressamos, mais percebemos como as soluções de monitoramento eram rústicas e limitadas. Atualmente, três sistemas coexistem no mercado, cada qual com suas particularidades e vantagens específicas, cabendo ao profissional escolher a melhor solução de acordo com o bolso e projeto do seu cliente.

O sistema DVR

A um primeiro momento, devemos abordar a solução mais tradicional e popular do segmento. DVR é uma sigla que abrevia o termo Digital Video Recorder, correspondendo ao sistema de Gravação de Vídeo Digital. Por conta de limitações técnicas, o DVR é compatível somente com câmeras analógicas ou digitais, de acordo com os padrões de vídeo AHD, HDCVI, HDTVI ou CVBS (tecnologia mais antiga).

Nesse contexto, ele é uma alternativa que prioriza o custo-benefício, pois nitidamente não consegue suportar câmeras IPs, por exemplo.A maioria dos projetos acaba utilizando câmeras digitais e analógicas. Por isso, o DVR acaba sendo o sistema mais econômico, atraindo os clientes que buscam um projeto mais em conta, apenas para suprir uma necessidade básica de vigilância, economizando o máximo possível na aquisição dos equipamentos e suas instalações.

O sistema NVR

Já aqui, temos uma evolução bastante natural do sistema DVR, passando a implementar a conectividade ao seu projeto. Nós dizemos isso porque o NVR (Network Video Recorder) é o sistema de Gravação de Vídeo em Rede. Isto é, além de oferecer uma solução prática e pontual ao monitoramento, esse sistema é exclusivo para gerenciamento de imagens de câmeras IP.

Apesar de existirem muitas câmeras avulsas no mercado com essa promessa, vale lembrar que apenas um sistema completo consegue entregar confiabilidade no armazenamento dessas imagens. Por conta disso, grande parte dos clientes corporativos reconhecem a necessidade de um sistema robusto e logo pedem pela alternativa mais segura.

Mas seguindo o embalo dos avanços em conectividade, os sistemas NVR também passaram a suportar a admissão de imagens mais pesadas, gravando e reproduzindo imagens até 4K ou 8K. — o que é um avanço considerável quando comparamos aos DVRs que podem alcançar até 4K, porém, com menos desempenho no geral.

O que agrega valor à solução são as possibilidades de monitoramento remoto, disponíveis até mesmo por aplicativos especiais, desenvolvidos para os dispositivos móveis dos proprietários do sistema. Mesmo sendo uma solução um pouco mais cara, essa simples funcionalidade também serviu para atrair bastante público entre os consumidores.

O sistema HVR

Por último e não menos importante, a solução híbrida, conhecida como Hybrid Video Recorder, o sistema de Gravação de Vídeo Híbrido. Como sugere esse termo, esse é o sistema que une o melhor dos dois mundos, unindo a ampla compatibilidade do antigo com a conectividade do novo.

Por conta disso, esse sistema é muito utilizado em empresas que estão renovando seus projetos de segurança, mas por etapas. Com a implementação de um sistema híbrido, o cliente pode tanto utilizar as câmeras analógicas ou digitais e também câmeras IP em um mesmo sistema.

Obviamente, como todo produto diferenciado no mercado, a solução híbrida cobra o seu preço, sendo muito mais em conta se comparado os demais sistemas. Ainda assim, a flexibilidade do HVR tem conquistado adeptos em todo o país, que aceitam uma modernização mais lenta e compatível no lugar de uma renovação mais cara e imediata.

A escolha entre HVR, DVR ou NVR

Então, chegamos na pergunta determinante, qual o melhor sistema de gravação de imagens? Pois bem, amigo leitor, a melhor resposta para essa pergunta é: depende! Entenda mais abaixo!

O HVR

Objetiva e tecnicamente, até que um novo sistema seja lançado, o HVR continuará sendo a melhor alternativa, por conta de todos os atributos que listamos em seu tópico. Hoje em dia, a solução híbrida possui preços muito atrativos. A um primeiro momento, isso pode fazer você pensar que essa é a opção mais cara. Porém, existem uma série de modelos com tecnologia e custos interessantes para os projetos.

Como citamos, o HVR vem se popularizando especialmente no público corporativo, que quer um projeto enxuto, que entregue o melhor custo-benefício, mas pensando, principalmente, no aproveitamento dos recursos que já têm — as câmeras antigas e também combinando câmeras IP. Por isso, O HVR é a única opção que combina os dois sistemas, sendo a solução ideal a esse cliente.

O DVR

Ele pode ser básico e antigo, mas isso não deve ser confundido com baixa performance. Na realidade, esse sistema continua a ser uma excelente opção de entrada, atendendo perfeitamente aos clientes com menores orçamentos e/ou que não precisem de uma solução tão sofisticada. A grosso modo, essa é a escolha certa para a maioria dos projetos que buscam recursos básicos e baixo custo.

O NVR

Já aqui, temos um sistema que nasceu do conceito de modernidade, atendendo a tudo que a revolução digital da internet propôs. Com um preço intermediário e compatibilidade com câmeras IP, o NVR é a solução predileta dos proprietários de estabelecimentos, gestores de condomínios fechados e construtoras a implementar o sistema em um novo prédio.

No fim das contas, enquanto um prestador de serviços, você deve apenas reconhecer a importância de satisfazer as condições do seu cliente, sejam estas manifestadas por meio de um orçamento apertado ou de um projeto difícil.

E então, qual o sistema mais popular nos seus planejamentos, HVR, DVR ou NVR? Seja como for, não perca a oportunidade de adquirir as melhores soluções de segurança eletrônica do mercado nacional. Entre agora mesmo em contato com a nossa equipe e confira os nossos equipamentos!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *