Subscribe Now

Trending News

Entenda as vantagens e como funciona o monitoramento por áudio
Produtos

Entenda as vantagens e como funciona o monitoramento por áudio

Para aqueles que procuram, não faltam soluções de monitoramento disponíveis em nosso mercado. Afinal de contas, o segmento da segurança eletrônica vem subindo no interesse dos consumidores em alta velocidade, convencendo gestores e cidadãos comuns a investirem na proteção de seus perímetros. Com isso em mente, elaboramos este artigo especial sobre o monitoramento por áudio.

Como você perceberá nesta leitura, essa é uma tecnologia em ascensão, que tem equipado os mais variados projetos, visando entregar discrição, vigilância e investigação. Por conta disso, segmentamos este conteúdo em 6 tópicos, nos quais abordamos esse conceito, suas vantagens, funcionamento, utilidades e muito mais. Acompanhe!

O monitoramento por áudio

Com um nome bastante sugestivo, esse monitoramento consiste no emprego de tecnologias de captação de som, entregando uma vigilância constante e de alta qualidade sobre os áudios dos mais variados ambientes. Afinal de contas, o mercado de câmeras de monitoramento sofre com uma peculiaridade particular a esses dispositivos: a ausência de um microfone de alta qualidade.

Como você já deve ter percebido, as câmeras favorecem o menor tamanho para acomodar suas lentes e processadores, de maneira a entregar alta qualidade de filmagens, em um corpo pequeno e, sobretudo, discreto. Com isso, os microfones internos (quando existem) não contam com alta fidelidade de monitoramento, captando ruídos e distorções inerentes ao trabalho da câmera.

Foi a partir desse ponto que surgiu a necessidade de se desenvolver um produto paralelo, que conseguisse captar o áudio do ambiente monitorado com alta qualidade, vinculando esse som às imagens capturadas pelas câmeras. Conhecidos como microfones, esses dispositivos contam com uma série de vantagens técnicas na hora de desempenhar sua função.

As vantagens

A maior de todas elas: a captação de áudio de altíssima fidelidade. Sendo um dispositivo à parte das câmeras, esses microfones são equipados por um sistema eletrônico profissional de redução de ruído. Isso significa que os áudios não serão prejudicados por chiados, proporcionando arquivos de monitoramento com boa confiabilidade, sobretudo na resolução de impasses administrativos, investigativos ou judiciais.

A segunda vantagem é o seu fator complementar, que enriquece a experiência de monitoramento oferecida pelas câmeras CFTV, entregando mais assertividade no processo de vigilância que, inevitavelmente, passa pelas etapas de identificação e confirmação de suspeitas.

Por último e não menos importante, a vantagem técnica. Os microfones profissionais são capazes de operar em um amplo arco de umidade e temperatura, suportando ambientes hostis para a presença de dispositivos tecnológicos. Outro detalhe pertinente é a escuta omnidirecional, que embora esteja presente somente nos melhores aparelhos, garante a captação de qualquer fonte de áudio que esteja dentro do perímetro de alcance, não importa a direção.

O funcionamento

Tratando-se de microfones para monitoramento, não existe muito segredo. Basta que a instalação respeite as orientações da fabricante, sincronizando a captação de áudio do microfone ao sistema de monitoramento de imagens já existente, sendo inclusive, compatível com DVR, HVR e NVR.

Depois de instalado e sincronizado, a sala de vigilância do sistema CFTV contará com a funcionalidade de escuta, que permite monitorar todo os sons emitidos pelos ambientes vigiados. Também por conta disso, é importante que você, fornecedor de projetos de segurança eletrônica, discorra sobre as vantagens desses dispositivos aos seus clientes, mas sempre reforçando a importância de utilizá-los de maneira ética, evitando a violação de privacidade em ambientes em que isso não seja previsto.

As utilidades

Aqui, entramos na etapa mais delicada desse tema, pois a captação de áudio realiza um monitoramento ostensivo sobre a expressão daqueles que são vigiados, e isso, muitas vezes, pode ser interpretado como uma forma de assédio moral. Com isso em mente, os clientes precisam avaliar a aplicação dessa tecnologia, sem que isso seja visto como uma solução que intimide ou iniba o comportamento dos funcionários.

Justamente por isso que se veta a utilização desses dispositivos em banheiros ou salas de descontração, tais como as cafeterias ou varandas em que os funcionários fazem as suas pausas. Inclusive, vale lembrar que o tema da privacidade será uma constante discussão nas próximas décadas, conforme nos aprofundamos em um mergulho sem retorno em busca da conveniência.

Ainda assim, os ambientes destinados exclusivamente a execução das tarefas relacionadas ao trabalho contam com interpretações mais frouxas, de maneira que o empregador possa identificar o monitoramento, deixando a todos cientes dessa condição.

Os microfones para CFTV

Por fim, chega o momento em que listamos soluções práticas e competentes para o monitoramento de áudio dos seus projetos. Para tanto, destacamos a linha exclusiva de microfones da Giga Security, que compilam boas especificações técnicas, entregando a melhor performance de captação de áudio profissional no mercado brasileiro.

Atualmente, a Giga disponibiliza dois modelos, projetados para se integrarem facilmente com qualquer sistema DVR, seja AHD, HDCVI ou HDTVI. Veja!

MIC PRO GS0072

Pequeno, discreto e funcional. Essa é a melhor descrição para um produto que entrega tanto desempenho em uma embalagem tão pequena. Veja as principais características técnicas do GS0072:

  • perímetro de alcance da captação: 7 m de raio, equivalente a 100 metros quadrados;
  • dimensões: 8 cm de comprimento, 8 cm de largura e 2,5 cm de altura;
  • temperatura operacional: entre -30° C e 60° C;
  • diretividade da captação: omnidirecional;
  • umidade operacional: entre 30% e 90%;
  • peso: 84 gramas.

MIC PRO GS0073

Segue as virtudes do “irmão mais parrudo”, sendo igualmente pequeno e eficiente. Para além de uma única diferença técnica, o GS0073 se distingue da outra versão por conta de seu visual, em formato de cúpula. Veja suas características:

  • perímetro de alcance da captação: 5 m de raio, equivalente a 50 metros quadrados;
  • dimensões: 7 cm de comprimento, 7 cm de largura e 4 cm de altura;
  • temperatura operacional: entre -30° C e 60° C;
  • diretividade da captação: omnidirecional;
  • umidade operacional: entre 30% e 90%;
  • peso: 49 gramas.

Assim, concluímos mais este artigo, discorrendo sobre as melhores soluções de captação de áudio. Para além das informações e produtos listados aqui, também vale destacar os outros acessórios paralelos que enriquecem um sistema de CFTV, tais como os cabeamentos de qualidade, as centrais nobreak, os organizadores PVT e as baterias suplementares.

Então, gostou deste conteúdo abordando o monitoramento por áudio? Continue se aprofundando no tema, aprendendo a evitar os 7 erros mais comuns na instalação de CFTV!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *