Subscribe Now

Trending News

Pós-venda: o passo a passo para você encantar os seus cliente
Tecnologia

Pós-venda: o passo a passo para você encantar os seus cliente

Num mercado de segurança eletrônica tão competitivo como vemos hoje, é necessário muito mais que vender. O relacionamento com os clientes deve estar presente em todas as etapas do negócio, sobretudo no pós-venda. Valorizar e dar atenção especial ao consumidor é imprescindível para que ele volte a comprar produtos ou serviços de uma marca. Sem contar que o cliente bem atendido também pode divulgar a empresa.

Mas, afinal, o que é o pós-venda? Bom, são todos os processos que ocorrem após o ato de vender, como o envio de um cupom de compras no aniversário, um contato por e-mail, descontos para segunda compra e muito mais. É importante ressaltar, também, que ele é de responsabilidade da marca. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue acompanhando e conheça o melhor passo a passo de como fazer um bom pós-venda e encantar os seus clientes! Boa leitura! 

Agradeça pela preferência

Você já deve ter visto essa frase por aí, principalmente em sacolas de supermercado ou no papel de pão da padaria após efetuar uma compra, não é mesmo? Não é à toa que citamos essa ação no primeiro passo! 

Essa simples mensagem ao consumidor é um excelente exemplo de pós-venda. Isso, porque a frase, com toda a sua simplicidade, transmite uma clara ideia: consegue fazer o seu cliente perceber como a escolha dele é importante para a sua empresa e como ele é especial. Assim, o seu negócio pode gerar empatia, criando uma relação mais estreita com o público consumidor com uma simples estratégia entre as ações de pós-venda de custo bem baixo. 

Cumpra o que prometeu

Em hipótese alguma prometa mundos e fundos caso você não possa cumprir. Mais vale um comprador conformado, mas feliz, do que um iludido. Então, certifique-se muito bem do que você e o seu negócio podem fazer antes de firmar compromissos com o público, certo? 

Quer um exemplo? Jamais prometa ao cliente que pode bater o preço da empresa concorrente se, no caixa, o gerente vai impedir o desconto. A lógica é bem simples: se você cumprir todas as suas promessas, o cliente vai ficar feliz e, com isso, a probabilidade de ele voltar a comprar da sua marca aumenta significativamente. 

Peça feedbacks

O conceito de feedback é bastante simples: reação a um estímulo. O consumidor, quando é questionado a respeito da experiência com o produto ou serviço adquirido, oferece uma opinião, que precisa ser considerada pelo vendedor. O feedback do cliente serve como referência para que você avalie a utilidade do produto ou serviço, o custo-benefício, o grau de satisfação e muito mais.

Uma ótima ideia é entrar em contato com os consumidores uma semana após a compra e perguntar se tiveram alguma dúvida ou algum problema durante o uso e o que eles acharam da experiência. 

Ofereça descontos

Quem é que não gosta de descontos, não é mesmo? Uma das formas mais eficientes de engajar os consumidores no pós-venda é ofertando promoções e descontos exclusivos. Para obter mais resultados, você pode tanto fazer campanhas para os compradores que já consumiram ou demonstraram interesse nos produtos ou serviços da marca, como oferecer cupons para as pessoas que estão visitando sua página pela primeira vez, pois, assim, você os estimula a comprar.

Esteja sempre um passo à frente

Caso mantenha um relacionamento saudável com os seus consumidores, você vai garantir que eles não se lembrem da sua marca somente quando tiverem problema com o seu produto ou serviço. Então, esteja sempre um passo à frente, demonstrando total  preocupação em manter tudo no seu devido lugar.

Envie conteúdos relevantes

Enviar conteúdo com frequência e que seja realmente relevante acaba reforçando a sua autoridade no assunto e mostrando que a sua empresa pode solucionar os problemas que aquele cliente enfrenta. Isso é fundamental, pois, quando ele estiver preparado para fazer uma nova compra, ele vai se lembrar da marca que manteve contato sem pedir nada em troca.

E como fazer isso? Bom, é fácil, a resposta está no marketing de conteúdo! Nele, esses materiais são considerados extremamente valiosos, uma vez que realizam o trabalho de atração, cativando os consumidores e promovendo a fidelização. Se você deseja vender de verdade e se quer prospectar clientes para o seu negócio, precisa se esforçar para cativar os compradores, em vez de atormentá-los com inúmeras propagandas de venda.

Divulgue lançamentos para quem comprou antes

A divulgação de lançamentos com prioridade para consumidores recorrentes é imprescindível para fidelizar clientes, afinal, deixa claro que a sua marca valoriza os parceiros antigos, preocupando-se com eles e concedendo as notícias que envolvem novos produtos e serviços. A exclusividade é, sem dúvida alguma, um dos elementos básicos para a fidelização.

Tenha um programa de fidelidade

Há algumas ações de pós-venda bem mais agressivas para fidelizar os consumidores, e o programa de fidelidade é um ótimo exemplo de pós-venda. Isso acontece porque, ao fazer um plano como esse, você oferece outras vantagens capazes de agregar valor ao seu produto ou serviço mesmo sem estarem ligadas diretamente à compra.

Por isso, a etapa inicial no processo de desenvolver esse programa é compreender bem o perfil do cliente. Qual tipo de benefício ou brinde ele gostaria de receber do pós-venda? Então, é preciso definir um orçamento disponível de suas ações de pós-venda, tendo em mente quantos prêmios vão ser disponibilizados, qual premiação vai ser ofertada, quanto tempo vai durar o plano e demais custos relacionados à divulgação e à logística.

Então, procure definir pontuações com base em interações dos seus consumidores com o negócio, sempre considerando o custo do prêmio em relação ao gasto médio de cada cliente. Lembre-se de que não basta ofertar brindes sem sentido: é necessário dar exemplo de criatividade em pós-venda.

Não se esqueça do suporte

Do mesmo modo que a empresa entra em contato com o consumidor, o consumidor também entra em contato com a empresa. O contato no pós-venda pode estar relacionado ao uso do produto ou serviço adquirido, suporte etc. Por isso, é fundamental que a marca mantenha um canal de comunicação funcional e aberto, que possa atender à demanda existente.

Abandonar os compradores após a venda é um erro que jamais pode ser cometido. Os clientes precisam de apoio e suporte para que consigam extrair o máximo do produto ou serviço adquirido. 

Utilize a tecnologia a seu favor

Após as etapas anteriores, é imprescindível que você cadastre os clientes em um mailing, mantendo contato frequentemente com eles. Informe sobre lançamentos de produtos, novidades do seu mercado e boas oportunidades, sempre deixando claro que a empresa está à disposição para eventuais esclarecimentos ou necessidades

O uso da comunicação por redes sociais ou pelo e-mail marketing em vendas precisa ser feito de maneira consciente, ou seja, sempre agregando algo importante ao cliente, porém sem ser intrusivo. Utilize a tecnologia a seu favor para conquistar resultados melhores. 

Enfim, jamais deixe de fazer um ótimo atendimento na etapa de pós-venda, pois isso é essencial para fidelizar e encantar os clientes, além de otimizar seus gastos de aquisição de novos compradores. O pós-venda é, portanto, muito vantajoso e um grande diferencial competitivo tanto para a empresa quanto para o consumidor.

Gostou de conhecer este passo a passo incrível de pós-venda para encantar os seus clientes? Quer aprender mais com os nossos conteúdos? Então, aproveite para ler também o “Guia de marketing para técnicos em segurança eletrônica”!

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *