Blog

Rack organizador para CFTV e power balun: entenda a diferença!
Produtos

Rack organizador para CFTV e power balun: entenda a diferença!

Assim como nos demais segmentos do mercado, para toda solução existe uma alternativa. Com isso em mente, elaboramos um texto especial sobre nosso segmento, comparando os prós e contras de duas opções importantes ao profissional de segurança eletrônica.

Afinal de contas, entre power balun e rack organizador para CFTV, qual a melhor opção? Basicamente, essa é a dúvida que tentaremos responder, explicando o conceito, funcionamento e aplicabilidade de ambas as alternativas. Por isso, não perca a oportunidade de refinar suas decisões técnicas e acompanhe esta leitura!

O que é um rack organizador para CFTV?

Entre as duas opções, essa é a que tem o nome mais sugestivo. Basicamente, trata-se de uma estrutura metálica que armazena e protege os dispositivos e circuitos fundamentais para a operação de monitoramento. Nesse sentido, o rack cumpre exatamente aquilo que seu nome propõe: ser um armário organizador usado para evitar a confusão entre cabos, conexões, placas e DVRs.

Funcionamento

Em essência, um rack organizador não tem nada de tecnológico, sendo apenas uma caixa construída em metal, com espaço suficiente para a disposição de fios, cabos e dispositivos. No entanto, essa é justamente uma das maiores qualidades do componente, sua simplicidade.

Além disso, também vale notar que os racks são excelentes quando pensamos na comodidade durante a manutenção de equipamentos de segurança. Por centralizar tudo em uma única caixa, o aparato acaba facilitando a tarefa do profissional, que poderá acessar e trabalhar nos componentes de maneira rápida e organizada.

Aplicações

Potencialmente, o rack pode ser aplicado em qualquer instalação de CFTV. Afinal de contas, esses projetos sempre têm um fator em comum: o excesso de cabos e dispositivos. É justamente para evitar fiação exposta e a confusão de cabos que o profissional adiciona o rack ao orçamento, justificando ao cliente a organização que esse acessório agrega ao projeto.

Para além disso, o rack também costuma ser uma compra funcional na modernização de projetos antigos. Muitas vezes, o instalador se depara com implementações defasadas e pouco profissionais. Então, para evitar que o problema continue e preservar a durabilidade dos equipamentos, o rack é utilizado.

O que são os power baluns?

Então, eis que surge a alternativa para a solução anterior. Grosso modo, os power baluns também são conhecidos por um nome mais técnico: PVT. A sigla simboliza o termo Power Video Transmiter, isto é, uma interface transmissora de vídeo e energia.

Nesse sentido, os power baluns são equipamentos agregadores que centralizam todos os cabos e conexões em uma única plataforma. Com isso, o profissional consegue garantir a eficiência de uma série de câmeras, cabos e dispositivos, sem nenhum receio quanto à sua durabilidade ou desorganização.

Funcionamento

Caso nunca tenha visto um power balun, talvez a melhor metáfora para ele seja uma régua de energia, em que vários dispositivos são conectados ao componente, alimentando-se de uma única fonte de eletricidade. No entanto, essa comparação não faz jus a toda a capacidade do dispositivo.

Como você deve ter notado, os PVTs recebem o nome balun justamente em referência ao componente de conversão utilizado na instalação dos seus projetos. Esses acessórios são fundamentais para a conversão de sinais elétricos, possibilitando que uma entrada VGA tenha uma saída em cabos trançados (RJ45). O mesmo vale para o cenário inverso, bastando ajustar os parâmetros, pois assim se evita a famigerada interferência em CFTV.

Aplicações

Assim como os racks, os power baluns podem ser aplicados em todos os ambientes e projetos, sendo uma solução certeira para o desafio da organização dos cabos. No entanto, os PVTs se destacam justamente por sua sofisticação, garantindo mais qualidade organizacional do que os racks e agilizando ainda mais o trabalho do instalador.

Dizemos isso porque essas interfaces contam com a capacidade de conversão dos baluns, permitindo que o profissional trabalhe toda a instalação do projeto com um único cabo (RJ45), que servirá tanto para abastecer as câmeras com energia como transmitir as imagens capturadas de volta ao DVR.

Qual a melhor opção para seus projetos?

Definitivamente, o power balun. Chegamos a essa conclusão por uma questão bastante objetiva, pois se trata de um produto que entrega muito mais para você e seus clientes. Quer alguns exemplos? Então, dê uma olhada!

Segurança

Ainda que seus projetos com rack sejam conectados a um nobreak, não é sempre que você consegue garantir a proteção dos dispositivos em uma descarga elétrica, principalmente quando um dos equipamentos não estava conectado a esse recurso de proteção.

É nesse sentido que o power balun se destaca, pois além de oferecer compatibilidade com nobreaks, canalizando a energia de todos os equipamentos do projeto nessa fonte, os melhores PVTs do mercado ainda contam com proteção própria contra descargas elétricas, acrescentando uma nova camada de segurança ao seu projeto.

Confiabilidade

Mas tudo bem, digamos que você ainda está confiante na qualidade dos racks, pois se certifica de utilizar nobreaks suficientes para todas as câmeras e dispositivos, além de sempre ter um plano b de segurança. Ainda assim, os PVTs se destacam, dessa vez por acoplarem um filtro magnético em sua construção, evitando interferências e preservando a qualidade e a consistência das imagens monitoradas.

Versatilidade

Como não poderia faltar, destacamos aqui a flexibilidade oferecida por uma interface única na centralização de cabos, conexões e câmeras. Com isso, o projeto atinge o ápice da organização, contando, literalmente, com um painel de controle para agilizar inspeções, ajustes e modernizações futuras.

Agilidade

Por último, mas ainda importante, temos o fator de redução de tempo. Aqui, falamos especificamente dos minutos gastos na instalação e manutenção desses projetos. Sistemas com power baluns agilizam consideravelmente o trabalho do instalador, tornando sua operação mais rentável, eficiente e prática.

É nesse contexto que aproveitamos para destacar a linha de PVTs da Giga Security, com soluções dimensionadas aos desafios e exigências de cada um dos seus projetos. Entre os modelos, apresentamos três que merecem a sua atenção: o GS0061, o GS08PVTOPENHD e o GS16PVTOPENHD.

Agora que você viu os benefícios da alternativa ao rack organizador para CFTV, não perca a chance de conhecer cada uma das nossas soluções na prática. Para tanto, não perca tempo e entre em contato com nosso time de especialistas!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *