Subscribe Now

Trending News

Receber entregas: adote um protocolo de segurança para seu condomínio
Segurança

Receber entregas: adote um protocolo de segurança para seu condomínio

Quais são as políticas para receber entregas no seu condomínio? É importante criar regras claras e eficientes para que os moradores tenham tranquilidade e segurança para permitirem a entrada de prestadores de serviços e entregadores.

Para ajudar você, neste post listamos algumas políticas eficazes para implementar entre os seus vizinhos. Quer ter mais segurança e diminuir as preocupações? Veja todas as dicas que preparamos. Boa leitura!

Quais medidas garantem mais segurança ao receber entregas?

Restrinja as entregas

Existem alguns condomínios que não permitem a entrada de entregadores. Para que os moradores recebam suas encomendas, há carrinhos para que eles circulem entre os portões e suas respectivas unidades. Em caso de grandes entregas (como compras de supermercado), uma área de descarga até pode ser disponibilizada, mas o morador deverá acompanhar o funcionário em todos os momentos.

Outra possibilidade é contratar um entregador interno, evitando a circulação de pessoas estranhas. Outro ponto positivo é que os moradores não precisarão acompanhar todo o processo e movimentação da entrega. Ainda assim, deverão autorizar o recebimento e informar o número do pedido.

Registre a entrada e saída das pessoas

Outro protocolo importante é registrar a entrada e saída dos entregadores e prestadores de serviço. Assim, será possível rastrear qual foi o período de permanência no condomínio, o que é útil para descobrir se o funcionário está mais tempo do que o devido na unidade.

Além disso, o condomínio terá os dados básicos de cada visitante, aumentando as informações sobre eles, bem como a segurança dos moradores.

Cadastre os entregadores

Com essa medida, todos os entregadores, como os funcionários de lavanderias, mercados e quitandas, deverão ser cadastrados — de preferência previamente, por meio de contato telefônico dos fornecedores.

Ademais, todos devem ser anunciados ao chegar no condomínio e ter a entrada autorizada pelos moradores.

Deixe o porteiro sempre informado

Para que as medidas de segurança funcionem, é importante que o porteiro saiba quais entregas estão agendadas em cada dia (incluindo remessas grandes). Em casos de prestadores de serviço, como instaladores de antenas de TV e fornecimento de telefonia e Internet, também é necessário deixar avisado, fornecendo o número do protocolo de atendimento. Dessa forma, o porteiro terá ainda mais segurança na liberação do profissional, gerando mais tranquilidade para todos os moradores.

Além disso, em caso de dúvidas é interessante que o porteiro conte com um telefone para fazer ligações externas. Dessa forma, ele poderá ligar para a empresa contratada, certificando-se de que a pessoa realmente trabalha para ela.

Acompanhe os entregadores e profissionais

Mais do que ser anunciado, é importante evitar que o prestador de serviços ou entregador circule sozinho no condomínio. Dessa forma, deverá existir uma pessoa responsável por acompanhar os visitantes durante a estadia nas dependências.

No caso dos entregadores, os funcionários do condomínio devem ficar atentos para que eles permaneçam apenas o tempo necessário para efetuar a entrega.

Como um sistema de segurança completo pode ajudar?

Utilizar um sistema de segurança completo faz com que o condomínio tenha mais controle do acesso de visitantes, mas sem perder a facilidade esperada para receber encomendas e profissionais de serviço. Por isso, investir nesse tipo de medida é fundamental a fim de que os moradores tenham mais tranquilidade para desfrutar de todos os benefícios do condomínio e do tempo em casa.

Nesse sentido, existem algumas ferramentas e equipamentos que fazem toda a diferença.

Utilize câmeras de segurança

Contar com a tecnologia como protocolo de segurança também é fundamental. Embora os processos acima sejam importantes, é essencial contar com câmeras de segurança distribuídas de forma planejada em pontos estratégicos do condomínio.

Dessa forma, o porteiro terá condições de verificar se o entregador está fazendo a rota certa até a unidade, acompanhando os movimentos dos visitantes. É interessante escolher câmeras capazes de acompanhar as pessoas por vários metros, mesmo com pouca luz e em condições meteorológicas ruins, como chuva ou sol forte. 

Invista em uma portaria remota

Em uma portaria virtual, os acessos ao condomínio são gerenciados de forma remota. Ou seja, não existe um porteiro presencial, mas câmeras que fazem o monitoramento e enviam as imagens para uma central que conta com profissionais especializados no assunto.

As câmeras são instaladas em locais estratégicos e os portões são controlados e operados pela central. Essa solução inovadora e eficaz tem conquistado grande espaço na gestão de condomínios.

Em casos extremos de falha de Internet e energia, as empresas contratadas têm um plano de emergência para fazer o gerenciamento, situação prevista em contrato.

Entrada de delivery

Quando o entregador chega, ele entra em contato com a central, que comunicará o condômino, dando a orientação de ir à portaria para receber sua encomenda.

Entrega de mercadorias

No caso de mercadorias que são entregues em dias e horas incertas, o zelador é orientado e acionado para receber os pedidos. Esse colaborador, muito importante para esse tipo de serviço, é treinado para saber atuar de forma adequada nas mais diversas situações.

Ou seja, além de protocolos e ações de segurança, é interessante que os condomínios apostem em soluções digitais. Mais do que trazer segurança para os moradores, a tecnologia é capaz de facilitar e agilizar o dia a dia de todos.

Instale um videoporteiro

Outra possibilidade é ir além do interfone e permitir que os moradores visualizem as pessoas que estão fora do condomínio, liberando a entrada sem precisar se locomover até o portão.

Com o videoporteiro é possível identificar o visitante, inclusive verificando se ele está acompanhado ou sozinho. Uma boa prática é instaurar um protocolo que determine que os moradores devem liberar a entrada apenas depois de conferir a identificação dos prestadores.

Como visto, para que os condomínios possam receber entregas com segurança é necessário adotar alguns protocolos. Embora pareçam cuidados desnecessários ou difíceis, são fundamentais para que os moradores tenham tranquilidade. Além disso, a tecnologia consegue deixar todos os processos mais dinâmicos e eficientes. Por isso, é essencial consultar as opções disponíveis no mercado e aplicá-las de forma correta.

Quer ficar por dentro de outras dicas sobre segurança? Siga as nossas redes sociais: estamos no Facebook e no YouTube!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *