Subscribe Now

Trending News

Roubo em loja: quais são as principais causas e como se proteger?
Segurança

Roubo em loja: quais são as principais causas e como se proteger?

Roubo em loja muitas vezes é um problema difícil de ser enfrentado pelos empresários, principalmente no Brasil, que tem um alto índice de criminalidade. Esse cenário é ainda mais desafiador no caso de pequenos empresários, que nem sempre contam com todo aparato necessário para aumentar a segurança do seu estabelecimento. Além disso, tiram a tranquilidade dos clientes e deixam os colaboradores apreensivos quanto a novos problemas.

Quer deixar seu negócio mais seguro? Neste post, você verá quais são os problemas mais comuns que contribuem para aumentar a insegurança do seu ponto, bem como descobrirá que atitudes podem ser tomadas para deixar sua loja menos visada pelos ladrões e oportunistas. Boa leitura!

Quais são as principais causas dos roubos?

Há uma série de problemas que podem tornar seu estabelecimento convidativo para os ladrões. Veja se você comete alguma dessas falhas!

Falta de segurança

Um dos grandes problemas que podem deixar sua loja mais suscetível aos roubos é a falta de seguranças. Sem esses profissionais, será mais fácil para que roubos de ocasião aconteçam — esse tipo de situação ocorre sem que o ladrão tenha planejado o assalto.

Falta de câmeras de monitoramento

As câmeras de monitoramento são responsáveis por gerar uma maior sensação de segurança para todos, tanto clientes quanto funcionários. Por outro lado, a falta desse tipo de ação faz com que mais pessoas sejam incentivadas a furtarem os itens da loja ou mesmo programarem assaltos.

Facilidade para o ladrão

Estabelecimentos descuidados apresentam maiores chances de serem roubados. Imagine um comércio que deixa os eletrônicos, como celulares, visivelmente para os consumidores sem nenhuma proteção adicional. Essa loja terá muito mais chances de ser roubada do que as demais.

Vale lembrar que deixar os itens de valor em áreas de difícil acesso para os funcionários é uma atitude de risco, uma vez um eventual roubo demoraria mais tempo para ser notado.

Não conhecer os riscos do negócio

Uma empresa que não conhece os riscos do seu próprio negócio não está preparada para evitar os roubos. Esse tipo de loja não sabe quais são os lugares e itens que merecem mais atenção. Dessa maneira, é possível que os ladrões estejam aproveitando essas brechas para subtrair o patrimônio empresarial.

Como prevenir furtos e roubos?

Agora que você sabe o que pode proporcionar maior risco para seu ponto, veja o que deve fazer para corrigir essas falhas e evitar assaltos à sua loja.

Conheça os riscos do seu negócio

Você é a melhor pessoa para conhecer os riscos e problemas do seu negócio. Dessa forma, avalie de forma completa seu ponto de venda, pensando em cada detalhe que poderia ser utilizado por um ladrão ou por um consumidor para roubar seus itens.

Então, veja o que facilitaria a vida dessas pessoas, como:

  • áreas pouco monitoradas e mais difíceis de os funcionários monitorarem;
  • itens leves e menores que os ladrões podem ter mais facilidade para carregar;
  • itens de valor que estão posicionados de forma visível e que podem chamar atenção dessas pessoas.

A partir da sua avaliação, você conseguirá criar um plano de ação para evitar os roubos.

Instale câmeras de monitoramento

Um sistema de segurança é útil para inibir roubos. Como a possibilidade de terem sua identidade descoberta é maior, os bandidos tenderão a ficar mais assustados. Além disso, inclua avisos de gravação (como “Sorria, você está sendo filmado”) pela loja. Dessa forma, as pessoas terão uma percepção ainda maior do sistema de segurança implementado no estabelecimento.

Com a escolha do sistema de segurança adequado, você poderá acompanhar tudo que acontece em sua loja, evitando assaltos antes mesmo que eles aconteçam e deixando seus clientes seguros. Há modelos que permitem fazer o rastreio das pessoas por até 150 metros, possibilitando que uma área grande do seu estabelecimento fique protegida. Também é possível fazer o monitoramento das áreas externas com câmeras que suportam o calor e a chuva.

Além disso, você terá ainda mais fontes de aprendizado sobre as falhas de segurança do seu negócio, implementando modificações na estrutura da sua loja.

Outra possibilidade é a contratação de uma empresa de segurança. Elas fazem monitoramento remoto e estarão prontas para oferecer auxílio em casos mais complexos, como em situações em que os assaltantes já fizeram um prévio estudo da rotina da loja e estão mais decididos sobre o que desejam levar. Por isso, contar com um acompanhamento remoto pode fazer a diferença.

Trabalhe em equipe com os colaboradores

Como não é possível para o chefe, dono ou gerente do estabelecimento observar tudo o que acontece na loja, é preciso contar com a participação da equipe toda. Caso alguém observe um comportamento suspeito, é viável criar um tipo de senha para que todos os colaboradores fiquem atentos. Ela pode ser uma palavra ou frase, como “qual é o código para a operação 5?”.

Outra ação importante é orientar que a equipe cumprimente e olhe nos olhos de cada consumidor que entrar na loja. Como os ladrões, normalmente, preferem não serem notados, deixar claro que você está prestando atenção, inibirá possíveis roubos e furtos. Além disso, fará com que os funcionários sintam menos insegurança — importante para a segurança do trabalho.

Mantenha a gestão do estoque

Algumas empresas são roubadas e nem percebem quando isso acontece, uma vez que não controlam o estoque de forma eficiente. Por isso, é essencial gerenciar tanto a entrada quanto a saída de produtos. Nesse caso, quando faltar algum item, você notará.

Quando a empresa adota normas rígidas de controle de estoque, consegue evitar, até mesmo, que os próprios colaboradores furtem alguma coisa, uma vez que os processos serão mais rastreáveis.

Para evitar roubo em loja é necessário que toda sua equipe tenha atenção e seja treinada para tomar as decisões mais corretas em caso de um assalto ou furto. Além disso, investir em segurança eletrônica é essencial no combate aos assaltantes. Dessa forma, procure quais são as melhores opções para deixar seu ponto mais bem protegido e menos suscetível a falhas.

Quando o assunto é câmera de monitoramento, o Smart IR é muito importante nos modelos que têm infravermelho. Você sabe o que é isso? Confira agora como ele pode ajudar seu negócio!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *