Subscribe Now

Trending News

Saiba onde fazer a instalação da câmera de segurança em sua loja
Produtos

Saiba onde fazer a instalação da câmera de segurança em sua loja

A instalação da câmera de segurança é de grande utilidade para o varejo. Com esse recurso, é possível proporcionar mais segurança para seus funcionários e clientes, bem como oferecer proteção para seus bens de valor e dinheiro em caixa.

Nesse sentido, é comum surgirem dúvidas a respeito das melhores posições para instalar as câmeras. Por isso, neste post, trouxemos dicas dos locais mais adequados para os equipamentos, assim como quais pontos merecem atenção para não infringir nenhuma lei. Quer aumentar a segurança do seu negócio? Então, continue lendo e confira!

Quais são os melhores locais?

Há locais em que você deve inserir uma câmera para aumentar a segurança da sua loja. Confira os mais indicados para não perder nenhum ângulo importante. 

Parte externa

A parte externa da loja é uma área fundamental para ter mais dados sobre possíveis delitos cometidos ou em casos suspeitos. Ou seja, você estará mais preparado para afastar casos de roubos.

Para que a instalação da câmera seja realizada na área externa, você precisará se certificar que todos os equipamentos sejam próprios para isso. Dessa forma, precisam ter resistência a fatores como calor, chuva, vento e outras adversidades. Importante se certificar se as câmeras possuem os índices de proteção IP65, IP66 ou IP67, as mais comuns do mercaod. Pode ser necessário adquirir uma caixa protetora à prova d’água e de altas temperaturas. Outra possibilidade é proteger o material na estrutura já existente de telhas e toldos.

A instalação deve ser realizada em posição contrária ao sol para que o sensor não sofra com superaquecimento. Se necessário, você poderá fazer o posicionamento em ângulo indireto ou em um local em que os raios solares atinjam a sua câmera lateralmente.

Para terminar, lembre-se da distância das câmeras para os gravadores, já que os cabos coaxiais mais comuns alcançam, no máximo, 100 metros de comprimento. Veja também se a fonte de alimentação é a mais adequada para seu caso e se está próxima à câmera.

Uma opção interessante é a câmera infravermelho, um modelo tubular que conta com 4 megapixels. Como o equipamento é de metal e com vedação IP666, é indicado para a área externa, pois é resistente ao sol, poeira e chuva. Além disso, por seu alcance em infravermelho de até 50 metros e lente de 12mm para foco óptico, captura de pessoas e objetos mesmo em ambientes sem luz. 

Entrada da loja

Na entrada da loja é possível ter uma visão mais ampla sobre a ação dos clientes. Com a instalação da câmera, pessoas que desejem cometer algum delito se sentirão mais ameaçadas, o que diminuirá a chance de ter ocorrências do tipo.

Embora o posicionamento das câmeras internas seja menos complexo do que as das áreas externas, uma vez que não contam com uma variação brusca de temperatura e vandalismo, também é preciso ter atenção a alguns pontos. Para começar, escolha bem a altura delas, uma vez que alguém poderá colocar algum objeto para obstruir a captação de imagens ou modificar levemente o apontamento.

É comum instalar as câmeras próximas das portas, mas é importante não esquecer das janelas com visão externa. Esse posicionamento interno poderá capturar imagens de uma possível invasão caso o equipamento externo tenha sido avariado. Outra possibilidade é filmar os corredores com câmeras de filmagem vertical.

Perto do caixa

A câmera próxima do caixa é capaz de mostrar detalhes de possíveis roubos, além de fazer com que os clientes e funcionários se sintam mais seguros. Dessa forma, o ambiente de trabalho ficará mais tranquilo e seus colaboradores terão mais prazer em prestar seus serviços. Afinal, se sentir inseguro gera apreensão, o que diminui a capacidade de concentração e, consequentemente, de produção.

Nesses casos, é interessante pesquisar quais são os locais em que os clientes normalmente entram e saem da fila para fazer o pagamento. Os dispositivos instalados devem acompanhar o fluxo das pessoas, garantindo total segurança.

Próximo de objetos de valor

Quando a empresa tem ambientes com objetos de valor, como um estoque, cofre, produtos de alto valor, instalar uma câmera de segurança é essencial para aumentar a proteção do local e diminuir a probabilidade de roubo. Nesses casos, contar com câmeras com zoom óptico é uma solução.

Dessa forma, você terá mais detalhes sobre a aproximação de pessoas nesses lugares sensíveis, mesmo quando os equipamentos estiverem instalados a alguma distância do local. Assim, caso uma câmera mais próxima seja obstruída, ainda terá detalhes preciosos.

Quais cuidados tomar?

De acordo com a Constituição, o uso de imagens sem a devida autorização é proibido, e as pessoas que se sentirem lesadas têm direito à indenização por dano moral ou material. Dessa forma, a empresa pode instalar câmeras de segurança, mas precisa informar aos indivíduos que eles estão sendo filmados. Para tanto, coloque cartazes nos setores afetados e nas áreas comuns para que os funcionários e os clientes sejam informados da filmagem.

Além disso, use sempre o bom senso. Não posicione o dispositivo para apenas um funcionário, pois ele poderá se sentir descriminado e pedir danos morais. Mais do que isso, caso o colaborador se sinta reprimido ou vigiado constantemente, terá sua produção afetada.

Onde não fazer a instalação da câmera de segurança?

Para não violar a intimidade dos seus funcionários, o sistema de segurança não pode ser instalado em todos os locais: as câmeras não devem ser utilizadas em refeitórios, banheiros, vestiários e nas salas de descanso. Pense um pouco, além de não ter tanta utilidade na questão de segurança, você ainda pode expor seus funcionários, diminuindo a liberdade deles durante o período de trabalho. Então, para não ferir o direito à privacidade, garantido pelo Art. 5º da Constituição Federal de 1988, tenha bom senso na instalação de suas câmeras.

Agora que você sabe onde a instalação da câmera de segurança deve ser realizada, é hora de fazer um planejamento do processo, inclusive determinando os modelos que serão adquiridos. Dessa forma, você evitará perder algum ângulo essencial em uma emergência, garantindo a segurança para seus clientes e funcionários. E lembre-se: contar com a ajuda de uma empresa especializada faz toda diferença nesse momento.

Viu como segurança é uma coisa séria, certo? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo a deixar sua loja mais segura. Esperamos seu contato!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *