Subscribe Now

Trending News

Passo a passo para garantir segurança em casa
Tecnologia

Passo a passo para garantir segurança em casa

Nossa residência é um local sagrado. Desse modo, prezar pela segurança em casa garante mais qualidade de vida, o fortalecimento do convívio familiar e a proteção dos pertences que conquistamos com tanto esforço.

Levando em consideração que os arrombamentos residenciais acontecem de maneira rápida, quanto mais o assaltante tiver que se empenhar para alcançar seu objetivo, menor será a chance de você fazer parte das estatísticas de assaltos e sequestros.

Atualmente, existem várias tecnologias que colaboram para deixar nosso lar mais seguro, que devem ser aliadas à adoção de um comportamento mais cauteloso por toda a família. Pensando nisso, elaboramos este passo a passo para ajudar você a ter mais segurança em casa. Continue lendo e confira!

Reveja seus hábitos

Alguns hábitos são fundamentais para garantir a segurança residencial, como trancar portas e janelas. Pode parecer óbvio, no entanto, é fato: uma porta trancada se torna um obstáculo a uma possível invasão. E essa atitude não vale apenas para a área da frente. Portas e janelas localizadas em todo o entorno devem estar fechadas de forma segura. E caso tenha se mudado recentemente, trocar todas as fechaduras da casa impede que uma cópia antiga esteja em mãos erradas.

Assim como em local público não é interessante expor objetos de valor, deixar eletrodomésticos a mostra também não é uma boa prática de segurança. Como as invasões de casas acontecem de maneira planejada, se você comprou um objeto de alto valor, por exemplo, procure descartar a embalagem de forma discreta. Afinal, isso pode ser crucial na escolha dos invasores.

Vai viajar? É bem comum pedir que seu vizinho pegue as correspondências para você. Contudo, se você tem dois carros e vai sair com a família utilizando somente um deles, solicite que ele também troque o lugar do automóvel na garagem durante os dias em que passar fora. Isso evitará a impressão de que a casa está vazia.

Cuide da estética da casa

Pequenas falhas na segurança da sua casa podem facilitar a entrada de bandidos. Cortinas de modelos transparentes possibilitam que qualquer pessoa observe o interior da propriedade durante a noite, facilitando roubos e furtos. Portanto, é interessante cogitar a utilização de cortinas confeccionadas com materiais mais grossos para dificultar esse acesso.

A respeito da iluminação externa, investir nos pontos de luz em locais estratégicos deixa a fachada mais bonita e evita áreas escuras que costumam ser um convite para os criminosos. A combinação entre luzes amarelas indiretas nos jardins e brancas direcionadas próximas às entradas principais, laterais e dos fundos são essenciais para inibir os assaltos.

Verifique a segurança dos portões

O portão escolhido determina a privacidade e a segurança da família. Para possibilitar a preservação dos bens materiais e o bem-estar dos entes queridos, modelos fechados costumam ser os mais utilizados.

Os tipos vazados deixam facilitam que pessoas mal-intencionadas observem o que acontece no interior da casa. Em contrapartida, permitem que a vizinhança perceba que está acontecendo uma invasão e possa chamar ajuda.

Independentemente da opção, o fundamental é decidir por portões que não possibilitem o encaixe dos pés. Isso evita que ele possa ser escalado com facilidade por qualquer um.

Utilize um porteiro eletrônico

Os porteiros eletrônicos são ótimos auxiliares para a segurança de um patrimônio. Essa ferramenta garante que o dono da residência não se exponha de forma direta para saber quem está chamando do lado de fora. Sem falar, que os produtos modernos contam com mecanismos sofisticados, como câmera e sensores.

No geral, o procedimento de instalação é simples e a manutenção periódica é extremamente importante. Para garantir a durabilidade, é necessário tomar precauções para evitar a oxidação do aparelho e ter uma fonte de energia alternativa.

Instale sistemas de segurança

A instalação de câmeras e sistemas de segurança em casa é um modo de manter a família e seu patrimônio protegido contra furtos e arrombamentos. Muitas vezes, alarmes que emitem som alto são o bastante para espantar qualquer pessoa que esteja agindo com más intenções.

Entretanto, com a tecnologia atual, é possível estar conectado 24 horas por dia com toda a rotina da residência por meio de aplicativos integrados ao smartphone ou navegador do seu PC. Inclusive, hoje em dia esse monitoramento pode ser realizado com modernas câmeras infravermelho com imagens em alta resolução.

Outra vantagem é que a segurança eletrônica está cada vez mais acessível. Além disso, muitos sistemas avisam ao usuário quando há uma movimentação estranha no exterior da casa ou ocorrem acidentes em seu interior, bem como acionam uma equipe especializada em monitoramento em casos de possíveis invasões.

Entenda os equipamentos envolvidos

O que adianta a instalação de sistemas com alta tecnologia para a proteção da família, se você não souber utilizar, não é mesmo?

Por isso, prefira contratar empresas que serão capazes de oferecer assistência e treinamentos especializados para facilitar seu acesso às informações.

Faça amizade com seus vizinhos

Viver em casas próximas a comércios ou em prédios e condomínios com porteiro 24 horas são opções mais seguras e menos visadas quando o assunto é violação de domicílio.

Porém, se você prefere viver em um bairro mais residencial, mantenha um bom relacionamento com seus vizinhos. Apesar de alguns bairros contarem com vigilância noturna, são as pessoas que moram ao seu redor que poderão ajudar a cuidar da sua residência.

Aliás, ter uma relação de parceria com os vizinhos possibilita que você notifique-os a respeito de quando pretender viajar ou se ausentar por um determinado período para que eles fiquem em alerta.

Contrate um seguro residencial

Quando aplicamos diversas medidas de segurança para a proteção da nossa família, é comum desejar que tudo funcione da melhor maneira possível. No entanto, apesar de todos os cuidados, sua residência é invadida. E agora?

Nesse momento, os seguros residenciais garantem tranquilidade por meio de uma cobertura personalizada conforme o perfil da família ou região em que o imóvel está localizado. Essa solução faz com que seu planejamento financeiro não seja afetado por conta de imprevistos, como é o caso de invasões domiciliares.

Esses foram alguns passos para você entender como montar seu sistema de proteção residencial. Agora é aplicar o que aprendeu e garantir mais segurança para sua família e para o seu patrimônio!

Gostou deste texto sobre formas de garantir mais segurança em casa? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Desse modo, você receberá todas as atualizações em seu e-mail!

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Luiz Roberto Lobo Fernandes

    Informações sobre segurança sempre é muito importante, pois assim podemos nos prevenir melhor e proteger nossa casa e família.

    1. Giga Security
      Giga Security

      Com toda certeza, Luis!

      Ficamos muito felizes que o conteúdo tem ajudado você!

      Continue nos seguindo! Posts semanais novinhos para você!

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *