Subscribe Now

Trending News

Saiba por que você deve investir em sistemas de Smart Home Security
Produtos

Saiba por que você deve investir em sistemas de Smart Home Security

Nos últimos anos, o mercado tem sido inundado por soluções e tendências de segurança residencial. Afinal de contas, vivemos em um tempo de alta conectividade, em que tudo pode ser controlado remotamente, com pouquíssimos toques. Pensando nisso, elaboramos este post especial sobre Smart Home Security.

Esse conceito vem ganhando atenção em muitos países, convencendo os consumidores das suas vantagens e comodidades no dia a dia. Sendo assim, reunimos tudo o que você precisa saber no tema, explicando definição, equipamentos e benefícios. Acompanhe!

O sistema Smart Home Security

Smart Home é uma expressão direta às casas inteligentes, uma tendência cada vez maior entre as soluções de arquitetura e design, com a implementação de interruptores, lâmpadas, cortinas e demais eletrodomésticos automatizados.

Já o Smart Home Security é uma derivação desse campo, mesclando todas as soluções de segurança residencial ao projeto de uma casa inteligente, a partir da conectividade, ausência de fios — quando possível — e acessibilidade. Mas afinal de contas, como as medidas de segurança à uma casa podem ser inteligentes?

Bem, tudo depende da implementação do projeto! Essencialmente, um planejamento de Smart Home Security precisa atender os seguintes quesitos:

  • os dispositivos de monitoramento conversam entre si;
  • o funcionamento do sistema economiza energia elétrica;
  • o monitoramento pode ser realizado remotamente por meio de um app mobile;
  • o sistema consegue notificar o usuário sobre qualquer anomalia no perímetro, sejam invasões ou incêndios.

Os equipamentos que compõem esse sistema

Já aqui, temos o tópico mais fundamental ao fornecedor de equipamentos de segurança. Como perceberá, muitos desses dispositivos já são figurinhas carimbadas no segmento, pois integram a proteção de prédios, condomínios e estabelecimentos há bastante tempo. Dê uma olhada!

Câmeras de segurança

Como esse conteúdo tem um enfoque residencial, aqui nós fazemos menção, principalmente, às famosas câmeras IP, que tem conquistado o mercado consumidor por sua acessibilidade, tanto de custo quanto simplicidade ao momento do uso. Esses equipamentos são encontrados em uma vasta disponibilidade de cores e sofisticação técnica, a exemplo dos modelos a seguir:

Sensores magnéticos

Basicamente, são pequenas peças plásticas ou metálicas — a depender do acabamento da fabricante — que alojam sensores de proximidade magnética. Esses dispositivos geralmente são compostos por duas partes, sendo instalados junto a portas, janelas demais superfícies de acesso a residência.

Quando “armados”, esses dispositivos ficam atentos a qualquer movimentação da sua posição de origem, ou seja, se uma porta ou janela for aberta, mesmo que silenciosamente, o sensor pode tanto disparar o alarme como notificar o proprietário, enviando imagens da seção da casa que pode estar sob invasão.

Sensores de presença

Os sensores de presença sempre foram bons aliados da economia de energia elétrica. Instalados em posições estratégicas de cômodos, corredores e áreas comuns, esses dispositivos podem acionar a iluminação automaticamente, e quando combinados a um temporizador, desativam a fonte de luz dentro do período pré-programado.

Mas esse é o exemplo comum. Os novos sensores já conseguem se conectar à central do seu sistema de segurança, notificando pessoas na sua porta de entrada mesmo antes de ativar qualquer outra coisa. A percepção de alguém em alguma seção externa da residência também pode se comunicar com as câmeras e microfones, notificando o celular do proprietário com uma transmissão em tempo real do que está acontecendo naquele ambiente.

Vídeo-porteiro

Esses dispositivos são bastante utilizados nos projetos prediais ou residenciais mais modernos. Basicamente, quando alguém interfona no seu apartamento, automaticamente se iniciará a transmissão da imagem do rosto dessa pessoa lá na portaria, para uma telinha dentro do seu apartamento, na qual você responde as chamadas.

Smart Locks

Também conhecidas como fechaduras inteligentes, essas soluções substituem as famosas trancas por módulos mais modernos, robustos e seguros, que podem desbloquear o acesso da porta por biometria, senha numérica ou NFC — proximidade com celular ou beacon.

Central de Alarme ou Hub

Já aqui, temos a central controladora de todos os demais equipamentos. Nem sempre será possível contar com apenas uma fabricante no fornecimento de todos os dispositivos, o que pode dificultar a compatibilidade e integração dos services utilizados no projeto.

Os 5 benefícios do Smart Home Security

Pronto! Digamos que você tenha desenvolvido o projeto perfeito ao seu cliente, excluindo todas as vulnerabilidades e interligando os sistemas. Após a instalação, quais serão as vantagens percebidas pelo consumidor final? Veja!

1. Proatividade

A proteção da casa deixa de ser apenas reativa — respondendo uma ameaça em andamento — passando a se tornar proativa, com a notificação em tempo real de tudo que acontece no imóvel, seja no deslocamento de uma criança pequena em áreas de risco, uma movimentação suspeita no quintal ou uma porta deixada aberta por acidente.

2. Controle

Um sistema de segurança residencial inteligente serve para apenas uma coisa: controle total! Atualmente, a oferta de dispositivos no mercado é gigantesca, a ponto de você encontrar até mesmo centrais de acesso capazes de expelir tinta sobre invasores ao seu comando, ou disparar sons alarmantes, ou se conectar com um telefone de emergência e afins.

3. Economia

A redução de custos é notável e acontece em todos os aspectos do imóvel. O primeiro fator é a economia de energia elétrica, capaz de economizar muito dinheiro com o desligamento automático de lâmpadas em ambientes desocupados. O mesmo vale à manutenção, pois tratando-se desses equipamentos eletrônicos e suas instalações, os custos de manutenção ficam a zero.

4. Valorização

Quem diria que proteger um imóvel também seria uma maneira direta de injetar valor em seu preço de mercado? Pois bem, com todas as problemáticas da segurança pública, os imóveis com soluções inteligentes de segurança acabam se destacando no mercado, exigindo cifras maiores do que as alternativas concorrentes.

5. Integração

A conectividade é o tema do momento. Um projeto bem executado será capaz de comunicar todos os dispositivos entre si, fazendo com que a proteção do imóvel soe com a mesma harmonia de uma orquestra. Esse grau de integração garante várias comodidades ao usuário, que poderá modernizar sua casa, mesmo sem morar em um condomínio que já conte com um bom plano de automação predial.

A maneira de oferecer esse conceito aos clientes

O melhor método é a objetividade, pois veja, a grande maioria dos consumidores Pessoa Física visa surfar na onda das tendências e inovações tecnológicas. Os sistemas inteligentes dão uma oportunidade de ouro de oferecer essa modernização, com soluções robustas e funcionais.

Logicamente, tudo dependerá do orçamento disponível ao projeto, mas o conceito consegue ser alcançado mesmo com somas menores, bastando uma aplicação criativa dos equipamentos utilizados. Mas não há como negar, o argumento vencedor para vender esses sistemas reside na valorização do imóvel, pois conquista até mesmo os consumidores que pensam em se desvencilhar da propriedade no futuro.

Gostou deste post sobre Smart Home Security? Então continue engajado no tema, conferindo agora o nosso Guia Prático sobre os Sistemas de Segurança Residencial!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *