Subscribe Now

Trending News

Videoporteiro: vale a pena investir?
Produtos

Videoporteiro: vale a pena investir?

O avanço tecnológico tem facilitado a vida, tornando-a mais ágil em diversas áreas. Dessa forma, o mesmo ocorre com os métodos de segurança nas empresas, residências e condomínios. O videoporteiro é uma das modernas ferramentas que a tecnologia trouxe tendo em vista seus grandes e variados benefícios.

As características funcionais desse sistema têm muitas vantagens sobre o tradicional interfone eletrônico. Aliás, em certos casos, pode substituir ou tornar ainda mais seguro e eficiente o trabalho dos porteiros. Continue a leitura e confira o quão favorável é a utilização desse recurso!

Qual a importância da interfonia?

Diante de tantas notícias diárias a respeito de roubos, furtos, assaltos, tem-se buscado cada vez mais por maneiras de aumentar a segurança em condomínios, estabelecimentos comerciais e residências. Dessa forma, muitos lugares adotaram o uso de interfones.

Com esse equipamento, o primeiro contato entre o morador ou funcionário e o visitante não é feito de modo direto. Assim, a pessoa no interior do local não é, de início, exposta diretamente a quem está interessado em entrar no imóvel. Dessa forma, é possível monitorar a entrada e saída dos indivíduos àquele lugar.

Podem haver falhas ao utilizar a interfonia tradicional?

Atualmente, muitos imóveis fazem uso da interfonia tradicional como uma forma de monitorar o acesso ao local. No entanto, esse método não é completamente seguro, visto que a comunicação é feita somente por meio de voz. Desse modo, quem está no interior do ambiente pode ser facilmente enganado, já que não está vendo se a pessoa que se apresenta é realmente quem diz ser.

Além disso, só por meio do contato por áudio não é possível saber se o indivíduo está sozinho. Isso traz bastante insegurança para os moradores ou funcionários, fazendo com que esse recurso não seja tão eficaz quanto o esperado.

O que é o videoporteiro?

Em vista das desvantagens apresentadas no uso do interfone tradicional, a tecnologia avançou e aprimorou esse serviço trazendo o recurso de videoporteiro, que é um equipamento mais moderno, inovador e completo que o anterior. Afinal, ele reúne as funções de interfone com a imagem da pessoa que deseja entrar no local.

Trata-se de um aparelho extremamente similar a um interfone comum instalado no portão ou embutido no muro do imóvel. A câmera é muito discreta, sendo imperceptível às pessoas que se encontram no exterior do local. No interior da edificação, o aparelho conta com uma tela com boa resolução de imagem, além da função de áudio e abertura e trava do portão.

Quais são as vantagens da utilização de um videoporteiro?

Como o equipamento tem a capacidade de mostrar imagens do ambiente externo com boa qualidade para quem está no interior de estabelecimento, torna-se um recurso que contribui muito com a segurança. Afinal, ao ver quem deseja entrar, é possível ter certeza de que não está sendo enganado.

Assim, em condomínios e residências, os moradores podem confirmar se quem está ao portão é uma pessoa de confiança para entrar em seu lar. Ou seja, se é alguém conhecido, quantas pessoas são, ou, ainda, se é algum funcionário cujo serviço foi solicitado. Nesse último caso, é possível, inclusive, pedir para que o indivíduo mostre na câmera sua identificação.

O mesmo ocorre em empresas: é possível verificar a identidade de quem deseja entrar no imóvel. Caso sejam fornecedores, pode-se solicitar sua identificação por meio do videoporteiro. Somente então a pessoa será liberada para entrar. A abertura do portão é acionada por um botão no próprio aparelho.

Vale a pena investir em um videoporteiro?

Diante das vantagens apresentadas, conclui-se que a instalação de um videoporteiro oferece muito mais segurança tanto para imóveis residenciais quanto para comerciais. Afinal, com o uso de imagens é possível ter certeza de quem está desejando entrar o local. Dessa forma, as tentativas de acesso não autorizado podem ser facilmente impedidas.

Infelizmente, a utilização de somente o interfone tornou-se insegura, visto que muitas pessoas de má-fé se aproveitam do fato de a comunicação pelo aparelho ser somente via voz. O recurso do videoporteiro é essencial mesmo em condomínios que contam com portaria. Desse modo, o contato inicial do funcionário com o visitante não é direto, evitando sua exposição e garantindo sua segurança.

Como é a instalação de um videoporteiro?

É recomendado que a instalação seja feita por um bom profissional. Isso evitará falhas que podem comprometer seriamente sua segurança. O videoporteiro é composto por duas peças principais: a unidade externa que captura áudio e vídeo e a unidade interna que possui o monitor de exibição da imagem junto aos botões de comando de abrir e fechar. Vale ressaltar que o monitor deverá ser ligado em uma tomada. Portanto, é preciso instalá-lo em algum lugar com saída elétrica ao alcance.

O ideal é que a unidade externa seja instalada com aproximadamente 1,60 m de altura. Após parafusada no local correto, é preciso fazer a ligação dos fios seguindo as cores conforme o diagrama do modelo do videoporteiro. A parte interna, que conta com o monitor, deve ser instalada a aproximadamente 1,40 m do solo.

Da mesma forma que ocorre com a unidade externa, é preciso fazer a ligação dos fios seguindo as cores de acordo com o diagrama. Após a fixação na parede, é necessário realizar os testes de monitor e interfone — ajustar cor, nitidez, brilho, volume do som e do toque. Se tudo estiver correto, seu videoporteiro está pronto para uso.

Vale lembrar que qualquer problema apresentado, como falta de nitidez na imagem ou ruído na comunicação via interfone, é preciso chamar um técnico para resolver o defeito o mais breve possível. Isso é fundamental para manter sua segurança.

Enfim, a utilização de um videoporteiro é extremamente importante para a sua proteção, bem como a de seus bens e propriedades. Tendo em vista o grau de segurança abrangido, é um investimento com excelente custo-benefício. Afinal, qualquer tentativa de acesso irregular poderá ser evitada. Com esse recurso você deixará de ficar a mercê dos riscos que, infelizmente, têm crescido diariamente.

Quer ficar mais protegido? Então, entre em contato conosco agora mesmo! Além do videoporteiro, contamos com diversos outros sistemas de segurança que, certamente, garantirão a proteção que você deseja!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *